quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"El Turista" - Josh Rouse - 2010

Desde que foi morar na Espanha o americano Josh Rouse vem apresentando pequenas mudanças na sua sonoridade. A partir de “Subtítulo” de 2006, vem adicionando alguns enxertos de ritmos diferentes daquilo que estava acostumado a proporcionar. Na sua mais recente incursão fonográfica, essas mudanças se tornaram até radicais. O toque de Midas para compor melodias de ouro ainda está presente, mas o corpo instrumental avança para outros caminhos.
“El Turista” rende em uma análise mais quadrada e geral, um olhar do que o próprio título remete: o de um turista. Josh Rouse mexe com música cubana e brasileira e insere latinidade e uma percussão mais grave para os seus padrões, junto com algumas nuances de jazz ali e acolá. O resultado, no entanto, é apenas mediano, pois apesar do músico ser capaz de construir harmonias e melodias como poucos, se perde na falta de suingue necessário para algumas faixas.
“Bienvenido” abre em um tema instrumental para que as primeiras três músicas tragam a parte onde a marca do músico mais aparece. “Duerme” e “Lemon Tree” trazem um balanço moderado, fazendo cantar junto e “Sweet Elanie” começa com a tradicional melodia cantada apenas sobre o violão, tão característico dos seus discos. É a partir de “Mesie Julian”, cover do cubano Bola de Nieve que o meio do campo começa a se enrolar. E não convence.
A seqüência vem com “I Will Live On Islands”, uma boa confusão, uma espécie de híbrido de country e música cubana. Divertida e deslocada. “Valencia” toda caribenha e com pitadas de música brasileira, parece aquele gringo que se encanta com o país e tenta balançar no mesmo ritmo. Em “Cotton Eyed Joe”, versão para a tradicional canção norte americana, Josh Rouse volta a encantar com uma levada bonita, com o jazz inflando o clima de beleza.
“Las Voces” chega e trava novamente o jogo. Com percussão forte é completamente bêbada ao tentar ser “caliente”. “Don't Act Tough” encerra “El Turista” com orquestrações e em tom menor. Um agradável réquiem para um trabalho inconsistente. No seu novo disco, Josh Rouse não consegue encantar como anteriormente, não por ter implantado outros ritmos, mas principalmente por não ter em seu DNA o balanço primordial para a execução deles.
Site oficial: http://www.joshrouse.com

3 comentários:

Sylvio R. disse...

Não sabia que meu cantor favorito estava morando na Espanha. Impossível não ter seu trabalhado influenciando morando em um lugar tão diferente.

Sergio disse...

Caríssimo paraense! - viu q corrigi, né? Isso pq vc demora mas responde comentários. É o q importa.

Bem, vou escrever um comentário quilométrico mas é por uma boa causa.

... E não é q caí de novo aqui, agora por causa do Josh Rouse?! Pô só agora descobri q Josh tem lançamento de 2010! E acho q nem tinha noção do lançamento de 2009, o "Country Mouse City House". Me perdi por alguns anos de Josh. Deve ser o jazz. O jazz é agora meu vício, amigo. Mas de vez em quando volto as velhas paixões e já estou me atualizando no pop honestíssimo de Rouse.

Aproveito para te convidar a visitar no meu blog um artista q creio, o paraense mais antenado da Região Norte do país - e quiçá de leste a oeste passando pelo sul - nunca ouviu falar. Por favor, baixe a minha descoberta Etienne De Rocher. Esse eu posso dizer q descobri, porque fiz uma limpa na Rede e não encontrei blog com qualquer alusão ao cara. Blogs brasileiros, claro.

Há também no sergio sônico, agora, ainda na 1ª postagem o bem desconhecido por aqui tbm, The Negro Problem. Tenho certeza q viajará nos dois. Mas, pra economizar teu tempo, é de Etienne q gostaria mais q emitisse opinião. Já q Etienne é mais o seu metiê “Coisa Pop de ser”. Então, vá e, please, não precisa me dizer q pegou. Normalmente é o q as pessoas fazem, dizem q vão ouvir e depois passam para opinar e nunca mais. A sua opinião é muito importante pra mim. Isso tudo, claro, se não conheces, se sim, conheces, aí mais simples, nem precisa baixar, só dizer o q achou.

http://sergiosonico.blogspot.com/

Abraço e desde já obrigado!

Adriano Mello Costa disse...

Sylvio, o trabalho do Josh ja vinha se influenciado há alguns discos. Agora acho que passou do ponto :)

Sérgio, meu chapa, valeu pelo "mais antenado" :)) Não conheço nenhum dos dois, mas to indo no teu blog baixar agora :) Depois comento la mesmo minhas opiniões. Pode esperar. Abração.