domingo, 17 de janeiro de 2010

"O Seminarista" - Rubem Fonseca

Rubem Fonseca está a caminho de completar 85 anos em maio desse ano. Durante sua carreira lançou verdadeiras obras primas e ganhou respeito nacional e internacional. Depois de um certo tempo, ler os livros do autor se tornou tarefa mais fácil, ainda que não menos saborosa. Nos livros mais recentes, percebemos as suas manias e características bem à tona, logo na superfície. “O Seminarista”, lançado ano passado pela Editora Agir, não foge dessa regra.
Em 181 páginas, Rubem Fonseca narra a história de José, um matador profissional que fica cansado de tudo e como tem uma boa grana guardada resolve se aposentar. No meio do caminho dessa transição algumas situações acontecem para dificultar os planos de José, como uma paixão inesperada e a trama em que é adicionado ao tentar sair do seu ramo de trabalho. José, conhecido como “especialista”, precisa mais do que nunca dos seus “talentos” para escapar.
O título do livro refere-se ao fato do personagem principal ter sido seminarista antes de virar matador de aluguel e se reflete em diversas citações de latim e religião no decorrer da história. Em um thriller rápido e rasteiro, o autor preserva temas como a violência, a ironia cortante e o humor meio atravessado, situações pouco comuns e personagens que esbanjam cultura e conhecimento. Pelas ruas do Rio de Janeiro, cria um mosaico de informações ligeiras.
O grande problema de “O Seminarista” é que mesmo sendo divertido e prazeroso esbarra demais na carreira do autor. Comparando com o que já foi feito não passaria de uma pequena nota de rodapé. A própria trama apesar de esperta e repleta de ritmo, escancara seus rumos cedo demais para o leitor. Para quem está acostumado, por exemplo, com as aventuras de Mandrake, o detetive já consagrado pelo autor, as aventuras de José perdem de goleada.
Um ponto interessante do livro é que além de ganhar um site, onde o próprio autor lê uma parte do seu trabalho, o mesmo foi lançado também em versão para o Kindle (leitor de e-books da Amazon.com), sendo precursor nesse sentido. A velha mão de Rubem Fonseca ainda convence em “O Seminarista” e rende bons momentos, mas se analisado friamente, não passa apenas de um lampejo de criatividade deste grande nome da literatura nacional.
Site do livro: http://www.oseminaristaolivro.com.br
Mais Rubem Fonseca, bem aqui.

Nenhum comentário: