segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"Chorume" - Numismata - 2009

“Brazilians On The Moon” foi lançado em 2003 e passou despercebido por muita gente. O álbum de estréia dos paulistas do Numismata esbanjava vigor e harmonia ao pegar o samba (sempre ele) e descontrui-lo usando psicodelia e modernidade. Seis anos depois o grupo retorna para o segundo disco, alcançando novos sons, mas mantendo o samba como condutor, por mais que apareça bem menos. “Chorume” é nome desse novo rebento.
O Numismata passou por mudanças na formação desde a estréia. Rodrigo Falcão deu lugar a Felipe Veiga na bateria e percussão e Carlos Russo entrou na percussão e vocal de apoio. Junto a eles estão os fundadores Piero Damiani (vocal e teclado), Adalberto Rabelo (guitarra e vocal), André Vilela (guitarra e vocal) e Carlos H. (baixo). O som da banda agora tem uma pegada mais forte, com uma maior influência do rock e progride para melhor.
Abre com “Todo o Céu e Essas Pequenas Coisas” que já tira uma parte do fôlego. Lembrando um pouco o Wado, traz uma melodia bonita e versos sobre São Paulo. Na sequência vem um petardo daqueles. O grande Luiz Melodia engrandece “Prejuízo” e junto com o Numismata dá um show. “O Inferno e Um Pouco Mais” tem sintetizadores nas mãos do convidado Kassin, enquanto tamborins e pandeiros se abraçam pelo meio e guitarras gritam aqui e acolá.
“Naif” começa bem, chega com os versos “ninguém me disse pra ser fraco, impulsivo ou pertinaz/ninguém me disse/ninguém me fez fazer besteira, nenhum mal, ninguém me fez” e segue em frente pungente e emotiva. “A Passos Largos” é uma balada clássica, fala sobre o final do amor e traz violinos pairando pelo ar. “Tanta Saudade” conta com Tatá Aeroplano brincando nos efeitos e “Anhanguera” é um sambão pra cima e cheio de categoria.
Para fechar o disco tem “Viralatas”, uma gostosa brincadeira cheia de nuances, “A Vida Como Ela É”, marchinha de carnaval contagiante com guitarras cortando, bom humor e Maria Alcina cheia de classe no vocal dividido com Pedro Damiani e mais a instrumental “Fernando”. Nesse “Chorume” o Numismata abusa de misturar estilos e influências, acertando em cheio no resultado final, construindo assim um ótimo registro.
“Chorume" está disponível gratuitamente na página da banda na Trama Virtual. Passa lá: www.tramavirtual.com.br/numismata .

2 comentários:

Unknown disse...

Numismata no pará. Rola?

Anônimo disse...

Esse segundão do Numismata é arrebatador!! Letras inteligentes, melodias surpreendentes, vocais algo "cool"...Está na minha lista!!
Abs,
Ricardo Guima