terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"MTV Apresenta: Autoramas Desplugado" - Autoramas - 2009

Diversão. Essa é primeira palavra que me vem na cabeça quando alguém cita o Autoramas. A banda de Gabriel Thomaz e Bacalhau, conta agora com Flavia Couri no baixo e lança mais um disco para que o termo “diversão” continue vindo quando citam seu nome. “MTV Apresenta: Autoramas Desplugado” é uma produção da MTV no velho formato de seus programas, mas nesse caso específico com um grande plus, a parceria com a Trama, que disponibilizou o registro para download gratuito dentro do projeto Álbum Virtual.
No seu disco desplugado, evidente que os Autoramas não usam instrumentos elétricos, mas a postura é basicamente a mesma de costume. Sempre em pé, sem maiores cenários ou arranjos de cordas passando pelas músicas, o grupo de Gabriel Thomaz senta a mão na maior alegria. Melhor ainda, não regravam nenhum de seus maiores sucessos (pelo menos no cd) como “Você Sabe”, “Fale Mal de Mim” ou “Carinha Triste”. A mistura de anos 60, jovem guarda, surf music, ironia e bom humor está mais afiada do que nunca.
Temos duas músicas novas, a bacana “Gente Boa” e a para cima “Samba Rock do Bacalhau”, uma homenagem ao baterista, junto com três covers: “I Saw You Saying (That You Say That You Saw), que fez um tremendo sucesso com o Raimundos e é de Gabriel com Rodolfo, “Galera do Fundão” dos tempos do Little Quail And The Mad Birds e a poderosa “Eu Vou Vivendo” dos gaúchos do Walverdes. No Dvd ainda tem mais uma: “No Claro e No Escuro”, música do impagável Reginaldo Rossi, lançada nos anos 60.
As participações especiais que sempre são inerentes a esse tipo de trabalho, também se fazem presente. Frejat dá nova vida a “Sonhador” do “Vida Real” de 2001, Humberto Barros e Jane DeLuc (“A Mulher Misteriosa”) dão um toque meio flamenco a “Hotel Cervantes”, Big Gilson espalha uma saborosa slide guitar pela ótima “A 300 Km/H”, a melhor faixa do último disco “Teletransporte” de 2007 e Erika Martins (Ex-Penélope) esbanja doçura em “Música de Amor” do “Nada Pode Parar os Autoramas” de 2003.
E tem outras faixas como “Muito Mais”, “Copersucar” e “A História da Vida de Cada Um” para deixar o negócio mais azeitado. O Autoramas fez mais ou menos tudo que se esperava deles em um projeto como esse. Nada de apelações comerciais, instrumentos e mais instrumentos no palco, ou participações de artistas com destaque na atualidade nas faixas. Simplesmente fez o que faz melhor. Rock n’ roll da melhor qualidade para você levar no carro, no celular ou na bolsa, a fim de despejar bom humor e diversão para qualquer dia do ano.
Link do Álbum Virtual da Trama onde o disco está disponível gratuitamente para download, aqui.
Site Oficial: http://autoramas.uol.com.br My Space: http://www.myspace.com/autoramas

Nenhum comentário: