sábado, 19 de dezembro de 2009

"The Last Waltz - O Último Concerto de Rock" - 1978

Em casa olhando a coleção de DVD’s para rever algum, optei por “The Last Waltz - O Último Concerto de Rock” que já não via há algum tempo. Depois de assistir novamente a essa pequena obra prima de Martin Scorsese, escrever algumas palavras sobre ele é um caminho óbvio. Lançado em 1978, o documentário conta a história do último show dos canadenses da The Band, que tem pelo menos um clássico na carreira, o álbum “Music From Big Pink” de 1968 e fez história acompanhando Bob Dylan por vários anos.
O show aconteceu em 25 de novembro de 1976 (era Dia de ação de graças nos USA) no Winterland Balroom em São Francisco e marcou o fim da banda depois de dezesseis anos de carreira. Robbie Robertson (guitarra e vocal), Rick Danko (baixo, violino e vocal), Levon Helm (bateria e vocal), Richard Manuel (piano, órgão, bateria e vocal) e Garth Hudson (órgão, piano e saxofone) fizeram desse encerramento uma tremenda festa que contou com músicos convidados do mais alto calibre, em performances históricas.
A The Band promovia um rock fortemente influenciado pelo folk e o country e ainda são considerados influência para muita gente nova. No filme de despedida, Martin Scorsese (então com filmes com “Taxi Driver” no currículo), sempre apaixonado por música, comanda um time de feras para que a obra ganhasse a qualidade que apresenta. Intercala o show com entrevistas, que na maioria das vezes, são descompromissadas e sem forçar barra alguma, além de outras passagens gravadas em estúdio com a banda ao vivo.
São diversas passagens memoráveis. No dueto com o grupo gospel The Staples em “The Weight”, a coisa fica sublime. Neil Young emociona com “Helpless”. Neil Diamond faz o coração parar um pouco em “Dry Your Eyes”. Muddy Waters dá show em “Mannish Boy”. Eric Clapton incendeia com uma incrível “Further On Up The Road”. Van Morrison arrebenta em “Caravan”. Bob Dylan exibe sua aura mágica em “Forever Young”. E o final é apoteótico, com “I Shall Be Released” com todos no palco e com direito até a Ringo Starr na bateria.
“The Last Waltz - O Último Concerto de Rock”, além de ser um filme bonito e recheado de grandes momentos para quem gosta de música, exibe também uma outra época do rock, completamente diferente do mundo tão hypado e efêmero no qual vivemos hoje. As mudanças que aconteceram nesses poucos mais de 30 podem servir de análise para entender o processo musical de hoje e talvez o que virá pela frente. “The Last Waltz - O Último Concerto de Rock” é o tipo de filme para ganhar um lugar de destaque na sua casa. Obrigatório.

Nenhum comentário: