sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"Julie & Julia" - 2009

Julia Child e Julie Powell. As duas são americanas e casaram com um homem companheiro, que lhes ajuda a tocar a vida em frente. As duas se perdem no meio do caminho e precisam se reencontrar. E para ambas esse reencontro se dá graças a culinária. A diretora Nora Ephron usa essas duas histórias, ambas reais, para criar um dos filmes mais deliciosos (em todos os sentidos) do ano. “Julie & Julia” consegue divertir, emocionar e fazer pensar sobre a vida.
Baseado em fatos reais, “Julie & Julia” conta a história de duas mulheres em anos distintos que acharam uma razão de viver na culinária. Julia Child revolucionou a cozinha americana em 1961 com um livro (junto com Louise Bertholle e Simone Beck) que trazia 524 receitas francesas para serem feitas por donas de casas comuns. Um tremendo sucesso depois de sua autora ter amargado preconceito e desconfiança quanto sua habilidade nessa área.
Julie Powell, vive nos dias atuais de maneira ordinária. Tenta se encontrar enquanto amarga um trabalho sem grandes alegrias e a mudança para um novo bairro. Suas amigas parecem bem melhor de vida se comparadas a ela. Julie Powell está perdida. Decide então se dedicar a um projeto pessoal que lhe dará prazer. Como adora cozinhar, resolve fazer as 524 receitas do livro de Julia Child em 365 dias. Para tanto, usa um blog como ferramenta de controle.
Julia Child é interpretada de maneira magnífica por Meryl Streep. Julie Powell é cheia de graça e desespero sem sentido nas mãos de Amy Adams. A dobradinha que dá nome ao filme tem como suporte um elenco extremamente competente. Stanley Tucci vive Paul Child, o marido de Julia. Chris Messina vive Eric Powell, o marido de Julie. Os dois maridos são na verdade o alicerce por trás do sucesso das esposas, revertendo a máxima de que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher.
Tendo como base principal, dois livros: “Minha Vida Na França” de Julia Child e Alex Prud’homme e principalmente “Julie & Julia” de Julie Powell, o filme se constitui em uma prazerosa viagem pela vida de duas mulheres tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo. Mulheres repletas de garra, força, sonhos e medos agarrados a eles. Um filme forte do inicio ao fim. Do roteiro aos personagens, da direção a montagem. Um filme literalmente para dar água na boca.

Nenhum comentário: