sábado, 17 de outubro de 2009

"Never Cry Another Tear" - Bad Lieutenant - 2009

O que esperar de um álbum que tenha Bernard Summer? Canções pop com ótimas melodias é uma das respostas, acredito eu. Depois do fim do New Order, o músico inglês se juntou na casa de Alex James do Blur com Jack Evans no vocal e guitarra, Phil Cunningham (da formação recente do New Order) na outra guitarra e com o parceiro de tantas jornadas Stephen Morris na bateria, para montar sua nova banda, o Bad Lieutenant.
O disco tem o sugestivo título de “Never Cry Another Tear” (algo como “Nunca Chorar Outra Lágrima”) e é extremamente alegre até para os padrões de Bernard Summer. Traz uma roupagem rock que flerta com os anos 80 e com o britpop de maneira competente, por mais que não traga nada de novo ao mundo da música. Quando a primeira música “Sink Or Swim” começa, é fácil perceber o toque pessoal de Summer na canção.
Dividindo os vocais com Jack Evans, “Never Cry Another Tear” traz 10 músicas em 45 minutos, onde o pop é a palavra de ordem. Na já citada “Sink Or Swim”, o riff infalível faz a cama para o vocal adentrar o jogo e jogar frases como: “mas você vai nadar ou afundar?” pelo caminho. Passa pelo rock inglês dos anos 90 em “Summer Days On Holiday” e “This Is Home” e atravessa baladas como a bonita “Runaway” e “Head Into Tomorrow”.
Em “Shine Like The Sun”, apesar da entrada indicar um indie pop da nova safra, quando o vocal entra a música se converte no mais puro Echo And The Bunnymen. Não sei qual seria a opinião de Ian McCulloch ao ouví-la, mas acredito que até ele se assustaria. Em outras como “Poisonous Intent” parece que estamos em algum dia perdido da segunda metade dos anos 80. Tudo surge naturalmente e passa longe da cópia banal, seguindo apenas como canções.
Bernard Summer já cravou seu nome na história da música em bandas como o Joy Division e New Order. Esse seu novo projeto, parece ser apenas uma forma de seguir fazendo aquilo que mais gosta para viver. Se encarado dessa forma, sem maiores expectativas, “Never Cry Another Tear” pode fazer um bem danado, pois traz uma coleção de faixas com o toque indefectível desse artista, cabendo bem em vários momentos do nosso dia a dia.
Site Oficial: http://badlieutenant.net My Space: http://www.myspace.com/badlieutenantmusic

Um comentário:

Célio Campanh disse...

Tenho escutado muito o Never Cry Another Tear e tudo o que você disse realmente é verdade.
O Cd é fascinante! Teve sucesso nos comentários, obrigado!