segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Budapeste" - 2009

A adaptação para o cinema de “Budapeste”, o melhor romance de Chico Buarque, não era tarefa das mais fáceis. O livro apesar de lírico e encantador, tem várias nuances que não caberiam em um filme. Walter Carvalho que tem no currículo a direção de fotografia de filmes como “Amarelo Manga” e “Abril Despedaçado” encarou o desafio e entre erros e acertos, fez um trabalho que apesar de não ser fácil, acaba compensando se colocado na balança.
O primeiro grande acerto de Walter Carvalho é ter convidado Leonardo Medeiros (“Cabra-Cega” e “Feliz Natal”) para o papel principal. O ator domina o filme, é senhor do espetáculo e mostra a habitual dedicação. Nos erros, conta o roteiro um pouco confuso de Rita Buzzar (ok, o livro é confuso também), o excesso de cenas de nudez, desnecessárias na maioria das vezes, e a forma que o final foi desenvolvido.
Para quem não leu o livro, José Costa (Leonardo Medeiros) é apresentado pela primeira vez. Ele é carioca, casado com uma apresentadora famosa de telejornal (vivida por Giovanna Antonelli) e aparentemente tem uma vida boa. Por trás disso existe a sua real profissão, ele é ghost writer, aquele escritor que escreve para outras pessoas transferindo a autoria para estas, que passam a ser as donas da obra e colhem seus frutos.
Duas coisas acontecem para mudar o mundo de José Costa. Primeiro, um trabalho seu para um alemão que ganha o título de “O Ginógrafo”, alcança grande sucesso e isso o faz entrar literalmente em parafuso, não aceitando para si o esquecimento a que é renegado. Segundo, em uma parada forçada em Budapeste, capital da Hungria, se apaixona pela língua do país e consequentemente por Kriska (Gabriella Hámori).
Na busca por se encontrar e aceitar que a sua melhor habilidade não pode ser pública, José Costa vê a vida caminhar com turbulências, ao mesmo tempo em que confunde fatos que acredita serem reais e aquilo que possivelmente é. Comparando com o livro, “Budapeste” o filme, perde de goleada, no entanto, pela complexidade com que Chico Buarque (que faz uma ponta no longa) construiu sua obra, isso não chega a ser um grande démerito. Dê uma chance.

2 comentários:

Antonio disse...

Será que esse chega nos cinemas daqui?

Adriano Mello Costa disse...

Antonio,
Ele passou apenas uma semana em cartaz aqui em Belem infelizmente. :( Agora é esperar o DVD.