domingo, 2 de agosto de 2009

"American Central Dust" - Son Volt - 2009

Jay Farrar e o seu Son Volt estão de volta. Depois de lançar um dos melhores discos de 2007 (“The Search”) a banda retorna com um novo trabalho. “American Central Dust” traz doze canções conduzidas quase que sem exceção por violões e piano, formando uma coleção que explora a raiz da música americana via o folk e o country e regride um pouco mais para as origens da banda e do seu principal compositor.
Com uma visão atual não muito animadora sobre sua terra natal, Jay Farrar reveste seus temas com um certo pessimismo e cinismo. Mesmo quando fala em amor propriamente dito isso não acontece tão gratuitamente como em outros momentos. Na formação atual temos duas mudanças, entraram Chris Masterson nas guitarras no lugar de Brad Rice e Mark Spencer nos teclados substituindo Derrey DeBorja.
A primeira faixa deste “American Central Dust” já dá uma boa visão do que teremos pela frente. Os violões conduzem a música, enquanto o vocal forte de Jay Farrar aparece em primeiro plano, com uma guitarra usando um pedal steel ao fundo, refrão cantando em conjunto e versos mordazes como: “esse amor é como uma celebração do 4 de julho com dinamite”. E é nessa toada que o álbum segue caminhando.
Em “Cocaine and Ashes” o piano é o responsável por conduzir uma homenagem meio as avessas para Keith Richards, relembrando um fato da vida do guitarrista do Rolling Stones. Em “Dust of Daylight” é a vez do country de algum bar do meio oeste aparecer. Em “No Turning Back” envolto a bonita melodia temos frases sobre solidão e sanidade. “When the Wheels Don't Move” é puro R.E.M, enquanto “Exiles” traz uma guitarra marcante.
“American Central Dust” é mais um bom trabalho na carreira desse excelente músico que é Jay Farrar, provando mais uma vez que o seu talento é proporcional ao de Jeff Tweddy do Wilco, seu companheiro nos tempos de Uncle Tupelo. Mesmo longe dos holofotes e mantendo seus pés fincados no folk e no country, Jay Farrar sempre faz bem aos ouvidos. Coloque “American Central Dust” para tocar e pare por alguns minutos para pensar na vida. Faz bem.
Mais Son Volt passe aqui.
Site oficial: http://www.sonvolt.net

Nenhum comentário: