quarta-feira, 20 de maio de 2009

"A Segunda Vez Que Te Conheci" - Marcelo Rubens Paiva

Tem uma crônica famosa do mineiro Paulo Mendes Campos que termina com os versos: “em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba.” Mas será que o amor acaba mesmo? Esse questionamento é o núcleo central do mais recente livro do escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva.
Em “A Segunda Vez Que Te Conheci”, lançado ano passado pela Editora Objetiva com 191 páginas, o autor nos apresenta Raul, um jornalista de quarenta e poucos anos apaixonado pelo seu ofício, tendo passado por várias publicações no decorrer da carreira, entrevistando presidentes, artistas e outras personalidades. Raul segue sua vida profissional dentro de uma grande revista, onde os jovens cada vez mais são contratados.
No começo do livro, temos duas passagens que definem bem o que virá pela frente. Logo no inicio, Raul se vê desesperado com o assassinato de uma prostituta dentro do seu carro. Em seguida, a história retrocede um pouco e somos levados ao momento em que o seu primeiro casamento com Ariela está ruindo, enquanto “All Apologies” do Nirvana, toca ao fundo e Kurt Cobain canta: “everything is my fault, everything is my fault...”
Quando o casamento com a mulher que é apaixonado chega ao seu fim, uma pequena odisséia toma conta da vida de Raul. Ele se casa novamente, desta vez com Fabi, a melhor amiga de sua ex-mulher, e o relacionamento também chega ao fim. É demitido do seu emprego por um novo diretor bem mais jovem e começa meio sem querer a trabalhar como cafetão de prostitutas na cidade de São Paulo, a partir do instante que parte para morar em um flat.
Em seu novo romance Marcelo Rubens Paiva explora vários mundos. Primeiro o dos relacionamentos amorosos e a própria duração do amor entre casais. Explora também o universo do jornalismo de maneira geral, com suas peculiaridades e estresse. E por fim, mexe com o mercado da prostituição em São Paulo, o qual se fez necessário toda uma pesquisa sobre seu funcionamento, indo das ruas da Augusta para os flats dos Jardins.
“A Segunda Vez Que Te Conheci” traz um escritor no pleno domínio do seu oficio. A literatura de Marcelo continua ágil, bem humorada e com vários momentos de crueza no seu andamento. Paradoxal a essa crueza, traz um lado até certo ponto lírico e suave, na relação entre Raul e Ariela, que versa sobre os relacionamentos de maneira geral e sobre o amor, recomeços e segundas chances. E para você, o amor acaba?

Nenhum comentário: