sábado, 16 de maio de 2009

"My Maudlin Career" - Camera Obscura - 2009

Tem horas na vida da gente que é preciso abrir o coração, aparecer de peito aberto e se deixar levar. Como para escutar o quarto disco dos escoceses do Camera Obscura, “My Maudlin Career”. Nele, a banda não aponta para nenhuma direção oposta ao que fora anteriormente feito, não cria nada de novo e muito menos esbanja originalidade, mas consegue fazer seu melhor disco na carreira e um dos mais bonitos trabalhos do ano.
Tracyanne Campbell (vocais), Kenny McKeeve (guitarras e vocais), Gavin Dunbar (baixo), Carey Lander (piano e vocais), Nigel Baillie (trompete e percussão) e Lee Thomson (bateria) trazem em “My Maudlin Career”, onze canções repletas de melodias assobiáveis, com letras cotidianas e sabor pop. A comparação com o Belle And Sebastian dos primeiros discos ainda é válida, mas esqueça isso e deixe as músicas tomarem conta do ar.
“French Navy” abre o disco com a banda encontrando as Pipettes. Uma saborosa canção sessentista, com uma letra bem bacana. “The Sweetest Thing” traz os backing vocals submersos a uma cativante melodia. “You Told A Lie” e “Away With Murder” seguem corretas, enquanto “Swans” e principalmente “James”, que vem em seguida, trazendo os violões característicos do grupo, já passam a emocionar.
“Careless Love”, versa sobre o amor, lembra um pouco o Abba, um pouco o Carpenters e um pouco mais um monte de outras bandas, mas e daí? Repleta de orquestrações, Tracyanne vem com um vocal bonito e atemporal. A faixa titulo está no rol das melhores coisas já feitas pelos escoceses enquanto “Forest And Sands” e “Other Towns And Cities” acalmam a área. “Honey In The Sun” traz o pop alegre de volta e fecha o trabalho.
No seu quarto trabalho, o Camera Obscura não vai conseguir fugir das habituais comparações que lhe são feitas, porém consegue dosar bem pela primeira vez o seu lado pop com o mais melancólico, de maneira que um não seja superior ao outro, criando assim um belo registro. Bote o disquinho no player, limpe a mente, aumente o som e parta tranquilamente para cantar as músicas, sem compromisso ou cobranças.
Site Oficial: http://www.camera-obscura.net My Space: http://www.myspace.com/cameraobscuraband

4 comentários:

Walter Carvalho disse...

Excelente disco desse combo escocês,que com maestria,fizeram um genial mosaico pop,que,com toda certeza,já candidato a figurar em qualquer listinha dos 10 melhores discos de 2009 !!!

Walter Carvalho disse...

Muito interessante este nôvo trabalho do Camera Obscura,indie-pop até a medula,e com uma voz feminina de tirar pica-pau do ôco,discaço de 2009,indiscutivelmente!

Adriano Mello Costa disse...

Gostei muito tambem Walter. Disquinho bem prazeroso de ouvir. Abs.

Anônimo disse...

necessario verificar:)