terça-feira, 26 de maio de 2009

"Mesmo Delivery" - Rafael Grampá

“Não importa o destinatário a Mesmo Delivery faz a entrega”. Assim começa a primeira graphic novel do gaúcho Rafael Grampá, que ao lado dos irmãos brazucas Gabriel Bá e Fábio Moon (de “10 Pãezinhos”) e dos americanos Becky Cloonan e Vasilis Lolos, faturou um Prêmio Eisner de melhor antologia por “5” recentemente. Apesar do atraso da programação inicial de lançamento, a história foi muito bem recebida.
Em “Mesmo Delivery”, Rafael Grampá leva o leitor para uma viagem violenta e bastante sangrenta que só revela seu verdadeiro objetivo no final. Com apenas poucas páginas (52 no total) o autor opta por poucos diálogos e bastante representação visual, o que agrega um charme todo peculiar a trama, que se constrói através de uma arte excelente, recheada de tons que passeiam mais para a sépia e o marrom.
Na trama, a empresa de transportes que dá nome ao trabalho, precisa fazer uma nova entrega, mas está sem motorista. Para tanto é contratado um brutamontes, ex-lutador de boxe, não muito inteligente, mas que carrega algum humor em si. Para lhe fazer companhia, a empresa destaca Sangrecco, um grande admirador de Elvis Presley, o que rende algumas boas conversas sobre o tema no início da Hq.
No meio da viagem, o motorista para em uma lanchonete de beira de estrada para tomar um copo de leite e de maneira ingênua e até mesmo desnecessária, se envolve em uma grande briga que tomará proporções maiores. Nesse ponto, Grampá recorre para alguns recursos que realmente impressionam, como a desenvoltura dos personagens e os ângulos em que estes são retratados.
“Mesmo Delivery” parece até um determinado momento, apenas uma história de violência gratuita com uma arte excepcional, mas ao esconder os seus verdadeiros objetivos, acaba por conquistar e merecer o leitor na sua segunda metade. O traço e as cores de Rafael Grampá resultam em um espetáculo visual interessante e visceral. A obra já teve seus direitos vendidos para o cinema e se encontra em fase de preparativos iniciais. Que venha o filme!
Blog do autor: http://furrywater.wordpress.com

Nenhum comentário: