domingo, 24 de maio de 2009

"Journal For Plague Lovers" - Manic Street Preachers - 2009

Era 1º de fevereiro de 1995, quando o então guitarrista da banda galesa Manic Street Preachers, Richey James, desapareceu do hotel que estava em Londres, deixando no seu quarto documentos e cartões de crédito. Poucos dias depois, seu carro foi encontrado perto de uma famosa ponte inglesa, onde suicidas costumam praticar seu ato derradeiro. O último álbum que participou foi o clássico “Holy Bible” de 1994.
14 anos depois, os Manics procuram mais uma vez honrar o amigo morto, ou quem sabe até prestar a homenagem definitiva. James Dean Bradfield (vocal e guitarras), Nick Wire (baixo) e Sean Moore (bateria) chegam ao nono disco da carreira, “Journal For Plague Lovers”, trazendo treze canções baseadas em antigas letras de Richey James, que pouco antes do seu sumiço entregou para o baixista Nick Wire um caderno com escritos, canções, colagens e desenhos.
Os Manics vêm de um ótimo disco, “Send Away The Tigers”, um dos melhores de 2007 e conseguem manter a qualidade do seu trabalho lá em cima. Para uma banda que tem mais de 20 anos de história, com discos do porte de “Generation Terrorists” de 1991, “Holy Bible” de 1994 e “This Is My Truth Tell Me Yours” de 1998 no currículo, manter essa qualidade, convenhamos, não é tarefa das mais fáceis.
“Journal For Plague Lovers” foi produzido por Steve Albini (o homem por trás de discos como “In Utero” do Nirvana e “Surfer Rosa” do Pixies), que trouxe uma crueza e simplicidade maiores ao trabalho, apesar deste ainda trazer algumas baladas como “William's Last Words” e suas orquestrações. Na maior parte no entanto, o que se encontra é rock tradicional e básico com a marca registrada do trio do País de Gales.
Com várias edições bônus rodando mundo afora, olhando somente para as treze canções do disco, “Jackie Collins Existential Question Time”, “Me And Stephen Hawking”, “All Is Vanity” e “Virginia State Epilpetic Colony” se sobressaem um pouco mais. Os Manics estão em plena forma, com um controle absoluto sobre sua música, o que acaba por resultar sempre em trabalhos que se não chegam a ser brilhantes, são extremamente competentes e fortes.
P.S: “Journal For Plague Lovers” chegou a ter a venda proibida em vários supermercados, devido a sua capa, que é uma reprodução da pintura de Jenny Saville, chamada “Stare”, se tornando desde já uma das melhores capas do ano.
My Space: http://www.myspace.com/manics Site Oficial: http://www.manicstreetpreachers.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Como tas?!simpatizei tanto o vosso fórum!
Deem uma espreitadelana minha pagina em http://www.rakeback.pokersemdeposito.com/
, sobre jogos de poker gratis!
Ate a vista

Anônimo disse...

Bom dia reflectivo página , adorei muito, talvez poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Aparte de piadas chamo-me Jack, e à semelhança de ti publico webpages embora o tema do meu space é bastante distinto de este....
Eu escrevo páginas de poker sobre bónus grátis sem arriscares o teu cash......
Gostei bastante o que li aqui nesta 2a visita
Voltarei!:)
Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim