terça-feira, 14 de abril de 2009

"Swoon" - Silversun Pickups

Quando “Carnavas”, o primeiro disco do Silversun Pickups bateu nos meus ouvidos no começo de 2007, foi difícil deixar de escutar. “Carnavas” foi lançado em 2006 e somente no ano seguinte chegou ao player aqui da casa. Um discaço. Coeso, sujo, pesado e harmonioso ao mesmo tempo. O grupo enfileirava Smashing Pumpkis, Sonic Youth, Dinosaur Jr. e My Blood Valentine no meio de camadas de guitarras e sintetizadores.
Era grande a expectativa gerada para o segundo trabalho de Brian Aubert (guitarras), Nikki Monninger (baixo), Joe Lester (teclados e sintetizadores) e Christopher Guanlao (bateria). Tal expectativa teve seu fim esse mês, quando “Swoon” apareceu em lojas e sites de internet espalhados mundo afora. O novo rebento é o tipo do disco que cresce a cada audição e mesmo sem superar o seu antecessor é um ótimo registro.
Com “Swoon” o Silversun Pickups senta na primeira fila desta nova geração que vem redescobrindo os anos 90, assim como emulando o shoegazer. Desde o começo com “There's No Secrets This Year” onde guitarras sobrevoam a canção, para depois ganharem uma performance digna de uma banda de heavy metal, até o final com “Surrounded”, um rock vigoroso, melodioso e competente toma conta do player.
Entre outros destaques, podemos citar o vocal de Brian Aubert em “The Royal We” e o clima tenso de “Growing Old Is Getting Old”, onde baixo e bateria ficam cozinhando a canção, com uma guitarra tipica do U2 lá no fundo, pedindo a toda hora para explodir, coisa que só acontece na segunda metade dos seus quase seis minutos, além de “Panic Switch”, o primeiro single com a fórmula já característica do grupo.
No entanto, o melhor momento de “Swoon” fica para a oitava faixa, “Substitution”. As guitarras puxam o ritmo enquanto Aubert canta entre o suave e o mais sujo, acompanhando uma bonita melodia, com direito a refrão pegajoso. Uma das músicas de 2009 até agora. Mesmo sem conseguir repetir o feito de excelência concebido em “Carnavas”, o Silversun Pickups consegue em “Swoon” conceber mais um ótimo disco na sua curta estrada.
My Space:
http://www.myspace.com/silversunpickups
Sobre o “Carnavas”, passe
aqui.

Nenhum comentário: