sexta-feira, 13 de março de 2009

"Watchmen - O Filme" - 2009

Depois de anos e anos com discussões, mudanças de planos e alteração dos envolvidos, finalmente “Watchmen” a genial série de Alan Moore e Dave Gibbons, chega aos cinemas. A sua adaptação gerou muita desconfiança durante todo esse tempo, afinal como conseguir levar para a grande tela, todas as tramas desenvolvidas por Moore originalmente nos quadrinhos? E como tornar tudo isso palatável para o público que não conhece a série?
Muitos questionamentos como esses surgiram por todo lugar nos últimos meses e receberam suas respostas agora, que a produção do diretor Zack Synder deu sua cara a bater. Para grande alegria dos fãs, essas respostas são boas em sua grande maioria. Synder manteve o foco na história principal e respeitou a obra original, promovendo somente algumas pequenas mudanças, que em nenhum momento prejudicam o enredo.
Conseguir transpor para o cinema tudo que Moore colocou na série, não era tarefa das mais fáceis, tanto é verdade que tramas paralelas como os Contos do Cargueiro Negro, que correm conjuntamente com a narrativa principal, só estarão presentes na versão estendida em DVD, que já gera mais uma grande expectativa de lançamento. O clima soturno e pesado dá o tom e conduz a história, refletindo bem a arte de Dave Gibbons.
“Watchmen - O Filme” não é nada fácil para quem está acostumado com as adaptações tradicionais dos quadrinhos. O mundo que Moore imaginou em 1985, a beira de um colapso mundial, com a terceira guerra mundial batendo na porta e deixando um ataque nuclear como um fato bastante viável é muito bem retratado. Junte-se a isso, Nixon ainda como presidente dos USA e vigilantes andando pelas ruas. Completo caos.
Quando o Comediante (Jeffrey Dean Morgan), que depois da lei que baniu os vigilantes em 1977, começou a trabalhar para o governo é assassinado, Rorschach (Walter Kovacs) entende isso como uma espécie de atentado contra os antigos vigilantes e começa a procurar pistas, além de avisar os sobreviventes como o Coruja (Patrick Wilson), Ozymandias (Matthew Goode), Dr. Manhattan (Billy Crudup) e Espectral (Malin Akerman).
A partir das suas investigações, Rorschach reata antigas alianças e começa a descobrir que uma trama muito maior do que imaginava foi posta em prática, caminhando firme para levar ao assassinato de milhões. No recheio de tudo isso, adicione paranóia, política, sexo, desespero, traições, violência e filosofia, entre outras coisas mais. O resultado de tudo junto é uma história que não passa impune ao espectador em nenhum momento.
“Watchmen - O Filme” que já dividia opiniões mesmo antes do seu lançamento, tem essa divisão mais agravada ainda com a sua estréia. Quem já conhecia os quadrinhos realmente deve gostar mais, no entanto do jeito que o diretor Zack Synder conseguiu tratar o enredo, agradará ao público em geral também. Com muito mais acertos do que erros, “Watchmen - O Filme” vale muito a ida ao cinema. E que venha o dvd com a versão estendida.
Sobre a série em quadrinhos, passe aqui.

Nenhum comentário: