domingo, 1 de março de 2009

"Guitarras Y Tambores" - Cola Jet Set - 2009

Existe uma categoria de discos que te conquistam de imediato, pedindo para serem repetidos novamente e novamente. Não necessariamente são discos essenciais ou que vão freqüentar a lista de melhores ao final de cada ano, no entanto tem a habilidade de provocar prazer instantâneo e fazer o ouvinte cantar junto. O segundo trabalho dos espanhóis do Cola Jet Set é um ótimo retrato disso.
“Guitarras Y Tambores” é o segundo trabalho do grupo de Barcelona, sendo o primeiro pela Elefant Records. Antes disso haviam lançado “Contando Historias” em 2004 e mais recentemente o EP “Suena el Teléfono” em 2007. Nesse novo trabalho fecharam uma formação especifica que traz Ana (vocal, teclado), Alicia (guitarra, vocal), Cristina (baixo, vocal), Felipe (guitarra, vocal) e Joan (bateria, vocal).
A sonoridade explorada se mantêm fiel a do primeiro registro, um indie pop com influências sixties e tempero powerpop. A influência do La Casa Azul, apesar de ainda estar presente, diminui um pouco, permitindo que outros toques possam entrar. No mais, temos melodias arrebatadoras, vocal compartilhado, backing vocals a todo instante, letras desprentesiosas, um teclado fazendo riff aqui e ali e um ritmo contagiante.
Das treze canções do trabalho temos doze inéditas (apesar de algumas terem sido tocadas esporadicamente em shows) e uma revisitada a “Suena el Teléfono” do EP de 2007. É meio complicado não se animar e deixar levar por faixas como “El Sueño de Mi Vida”, “Subidubi”, “Durará”, “En Esta Pista ya No Se Puede Bailar”, como também por “Nadie Nos Va a Poder Parar” e “Dulce Despertar”.
“Guitarras Y Tambores” é plenamente indicado para afastar o mau humor, para ser tocado dentro do ônibus ou no carro a caminho do trabalho, para servir de pano de fundo para alguma tarefa que se esteja fazendo. O único efeito colateral da sua indicação, ainda mais se for utilizado em alta dosagem é que as melodias podem grudar na cabeça, sem aviso prévio ou qualquer solicitação.
My Space: http://www.myspace.com/colajetset
Mais aqui: http://www.elefant.com/grupos/cola-jet-set

Nenhum comentário: