domingo, 29 de março de 2009

"Frost/Nixon" - 2009

O escândalo Watergate nos anos 70 foi um trauma político que o povo norte americano carrega até os dias de hoje, ainda que em menor escala do que outrora. A espionagem comandada pelo então presidente Richard Nixon contra o Partido Democrata, resultou na sua renúncia (para evitar o impeachment) de um mandato no qual havia ganho de maneira avassaladora, somando mais de 90% dos colégios eleitorais.
Três anos se passaram e Nixon nunca veio a público explicar diretamente os fatos ou mesmo se desculpar publicamente para toda uma população que depositou sua fé nele. Em maio de 1977, para incrível surpresa de todos, o ex-presidente resolveu conceder uma entrevista para o apresentador inglês de variedades, David Frost. A série de entrevistas que passaram por quatro dias foi um imenso sucesso, sendo vista por mais de 45 milhões de pessoas no total.
Peter Morgan já havia feito uma montagem teatral de sucesso do caso, contando com Frank Langella (no papel de Nixon) e Michael Sheen (como Frost) como os personagens principais. O diretor Ron Howard, que não acertava desde “Uma Mente Brilhante” de 2001, resolveu levar a história para o cinema e obteve um ótimo resultado. A grande sacada foi manter a mesma dupla de atores nos papéis principais, trazendo Peter Morgan para o roteiro.
Howard mostra toda a complexidade que foi para David Frost conseguir montar a série de entrevistas com ex-presidente, passando por dúvidas sobre a sua capacidade de conseguir bons resultados, pela falta de dinheiro para pagar o entrevistado e montar a estrutura, além da descrença da sua própria equipe nele em alguns momentos. Do outro lado, Nixon buscava conseguir uma grana alta pelas entrevistas, além de fazer destas um trampolim para o seu retorno a vida pública.
O debate entre Frost e Nixon é um duelo impressionante, carregado de tensão, dedicação, brilhantismo e reviravoltas. Com um elenco forte, que traz ainda Sam Rockwell, Kevin Bacon, Oliver Platt, Toby Jones e Rebecca Hall nos papéis secundários, Ron Howard constrói um filme forte e bem feito, como há tempos não conseguia. "Frost/Nixon" tem uma atuação arrasadora da dupla principal e merece ser visto e comentado nas suas mais diversas faces.

Nenhum comentário: