domingo, 22 de março de 2009

"Beatles Num Céu de Diamantes" - Teatro das Artes (SP) - 21.03.2009

Mexer com os Beatles é quase sempre garantia de sucesso. O toque de Midas que os “fab four” imprimem na cultura pop é realmente impressionante. O musical “Beatles Num Céu de Diamantes”, atualmente em cartaz no Teatro das Artes no Shopping Eldorado em São Paulo é mais uma prova disso. O musical já levou milhares de pessoas para assisti-lo, principalmente na sua temporada no Rio de Janeiro, com até seis apresentações por semana.
A produção da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho de outros recentes musicais de sucesso como “A Noviça Rebelde” é simples e funciona bem na maioria do tempo. Composto de um elenco de 11 cantores/atores, sendo 7 homens e 4 mulheres, o repertório fascinante dos quatro eternos garotos de Liverpool, vai sendo sobreposto basicamente em colagens ou de maneira completa algumas vezes.
A simplicidade com que a peça é construída consegue lhe trazer tanto benefícios quanto alguns questionamentos. Primeiramente, essa simplicidade acaba por enaltecer a obra dos Beatles e o talento dos atores envolvidos, pelo fato de funcionar sem maiores truques cenográficos, no entanto, se fossem utilizados mais recursos cênicos, o espetáculo seria mais valorizado, visto a melhora nas horas em que isso ocorre.
Outro ponto que funciona bem é a falta de uma história a ser contada, o que permite ao espectador viajar e meio que montar um roteiro na sua própria cabeça. Não que não exista um fio condutor, mas este é bastante subjetivo, amarrado por temas que se sucedem em temas como sonho, fuga, descoberta, encontros, amadurecimentos e retorno, embalados pelos ótimos músicos de apoio, Delia Fisher no piano e Luciano Corrêa no Violoncelo, além de Jonas Hammar que além de atuar ainda participa na bateria e percussão.
A uma hora e meia de duração do musical passa tranquilamente e em diversos momentos rende ótimas sensações ao público, como na seqüência que traz “Come Together”, “Penny Lane”, “Honey Pie”, “I Am The Walrus”, “Ob-la-Di Ob-la-Da” e “Yellow Submarine”. “Beatles Num Céu de Diamantes” é leve e descompromissado, agrada sem maiores problemas, ainda mais para quem traz tatuado na memória, as obras de arte em forma de canções dos inigualáveis ingleses.
Site: http://www.beatlesnumceudediamantes.com.br

Nenhum comentário: