sábado, 21 de março de 2009

"Avenida Dropsie" - Sutil Companhia de Teatro - Teatro do Sesi (SP) - 20.03.2009

A Sutil Companhia de Teatro criada pelos curitibanos Felipe Hirsch e Guilherme Weber comemora 15 anos em 2009 e desembarcou em São Paulo para uma curta temporada no Teatro do Sesi na Avenida Paulista. “Avenida Dropsie”, o espetáculo baseado na história em quadrinhos do mestre Will Eisner é um dos trabalhos apresentados e versa sobre cidades e lugares que podem existir em qualquer lugar do mundo.
No elenco temos André Frateschi, Duda Mamberti, Erica Mignon, Guilherme Weber, Jorge Emil, Leonardo Medeiros, Magali Biff e Maureen Miranda sobre a direção geral de Felipe Hirsch. O roteiro usa pedaços cortados da história original de Eisner, como também de outros trabalhos seus, divididos por temas ou situações. A peça é entrecortada pela voz de Gianfrasceco Guarnieri, que serve como guia condutor.
A “Avenida Dropsie” da Sutil Companhia de Teatro é um espetáculo visual fascinante. A montagem que traz uma pequena tela que reflete projeções sobre o cenário é um recurso interessantíssimo. O cenário em si, a frente de um prédio por onde passam as mais diversas pessoas e acontecem coisas comuns a toda cidade é muito bem utilizado e consegue dar vida ao grande trabalho dos atores, bem mais gestual que através de palavras.
O vigor e a agilidade de determinados momentos se misturam a momentos mais íntimos, dentro de um mosaico de emoções que vai conquistando o público, que ao mesmo tempo em que se diverte, reflete sobre situações próprias do seu dia a dia. A trilha sonora é outro ponto positivo, mistura coisas mais modernas e velhas canções dos anos 30 e 40, abrilhantando de maneira relevante as percepções da peça.
“Avenida Dropsie” anda em um ritmo diferente da história original de Will Eisner (que merece ser lida e conhecida por mais pessoas), o que não a impede de honrar a obra em que se baseia. Visualmente fantástica, em um cenário onde até a chuva cai em determinado ponto, a peça veste como uma luva uma cidade do tamanho de São Paulo e desnuda pequenas idiossincrasias dos habitantes que dão vida a grande metrópole. Imperdível.

Nenhum comentário: