segunda-feira, 4 de maio de 2009

"Yellow Submarine" - 1968

A música “Yellow Submarine” está presente no melhor disco dos Beatles aqui para a casa, o “Revolver” de 1966. Dois anos depois, a música deu origem a um filme com o mesmo nome, feito em desenho animado e que aventurava John, Paul, George e Ringo para salvar uma terra repleta de música e cores, que se se vê ameaçada por estranhos personagens chamados Blue Marines, que estão acabando com Pepperland.
O projeto do desenho animado ganhou pouca atenção dos fab four na época, ficando sobre o comando de Al Brodax na produção, Lee Minoff no roteiro e o maestro George Martin na trilha sonora. Até as vozes (carregadíssimas de sotaque) são feitas por atores e não pelos músicos. No entanto, apesar de “Yellow Submarine” ser uma jogada de marketing e ter tudo para ser ruim, acabou por se tornar um divertido e descompromissado momento na vida da banda.
Para quem gosta dos anos 60 e de doses cavalares de psicodelia e lisergia, o filme se torna então um prato cheio. Recheado de cores, referências de cultura por todos os lados e algumas mensagens como a questão da guerra, o longa enxerta canções clássicas como “Lucy In The Sky Weah Diamonds”, “Eleanor Rigby”, “With A Little Help From My Friends” e “Nowhere Man” (em momento belíssimo), para ficar só em algumas.
Na busca de retomar e salvar Pepperland, os Beatles entram em uma espiral de absurdos e loucuras completamente condinzentes com a época. Mesmo não sendo um esplendor de qualidade na história do quarteto, até porque os momentos de excelência são diversos na sua história, “Yellow Submarine” o filme e a trilha sonora são indispensáveis para qualquer fã da maior banda de rock da história e de cultura pop.

Nenhum comentário: