quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"Years Of Refusal" - Morrisey - 2009

Envelhecer com dignidade dentro da música pop não é tarefa das mais fáceis. Poucos artistas conseguem continuar relevantes e produzir bons discos ano após ano. O inglês Stephen Patrick Morrisey é um destes poucos. Ao sair dos Smiths, a carreira solo era uma incógnita, mas ele conseguiu conduzi-la de modo brilhante. Quando passou sete anos sem gravar nada inédito, ressurgiu com o ótimo “You Are The Quarry” em 2004, para surpresa de muitos.
Em 2009, o bardo inglês lança mais um grande disco. “Years Of Refusal” chega com uma capa polêmica, produção básica e a missão de elevar o nível depois do apenas mediano “Ringleader Of The Tormentors” de 2006. Novamente a produção ficou com Jerry Finn (que faleceu pouco depois da conclusão do trabalho) e as canções são em boa parte parcerias com o velho companheiro Boz Boorer, comparsa dos anos de carreira solo.
Morrisey é daqueles artistas que basta começar a cantar para já termos idéia da sonoridade que se aproxima. Suas canções versam sobre amores perdidos, solidão, paixões e desespero, sempre com um olhar cínico e mordaz. Ora temos um rockão com as guitarras falando mais alto, ora temos uma balada para cortar os pulsos, tudo sempre envolto com extrema qualidade e um imenso poder de conquista para com o ouvinte.
Em “Years Of Refusal”, o velho e bom Morrisey se faz presente já na abertura, com o pequeno petardo “Something Is Squeezing My Skull” e os versos “algo está apertando meu crânio/algo que mal posso descrever/não há amor na vida moderna”. Em “All You Need Is Me”, decreta “você não gosta de mim, mas você me ama (...) e então você apresenta sua melhor piada/e me pergunta o que serei/quando eu crescer e me tornar um homem/Hum... nada”.
Apesar de outras excelentes faixas como “Black Cloud”, “That's How People Grow Up” e “I'm OK By Myself”, o melhor momento fica por conta de “I'm Throwing My Arms Around Paris”, poesia em extrato bruto, sente só: “na falta do seu amor/e na falta do toque humano/eu decidi/eu estou pondo meus braços ao redor de Paris/porque só pedra e aço aceitam meu amor”. Já nasce clássica.
Prestes a completar 50 anos em 22 de maio desse ano, Morrisey continua encantando e inserindo nas mentes dos fãs, pequenas obras de arte em forma de canções. “Years Of Refusal” entra fácil, fácil entre os melhores lançamentos do ano até agora. Com mérito.
Site Oficial:
http://www.itsmorrisseysworld.com

Nenhum comentário: