segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Buscador" - Momo - 2008

Tem dias que a vida parece coca-cola sem gás, já cantava o Maria Bacana nos anos 90. Dias em que a vida parece dar uma atrasada, fica faltando vontade de fazer as coisas, andar com os projetos. A tristeza na verdade não está presente, mas um tom de melancolia toma conta do ar. Estes dias acabaram de ganhar uma bela trilha sonora. Trata-se de “Buscador”, segundo disco do Momo.
Momo na verdade é o carioca Marcelo Frota, ex- Fino Coletivo, que lançou em 2006, o seu primeiro trabalho “A Estética do Rabisco”, um disco bem mais triste que esse “Buscador”. Como o próprio compositor afirmou em entrevista, no seu novo disco ele apresenta um outro momento na vida, uma reação em busca de tempos de paz e conforto espiritual. Esse é o sentimento ao torno de “Buscador”, uma reação as coisas tristes, mesmo que lentamente.
Assim como no trabalho de estréia, tudo foi gravado em alguns poucos dias, em que os músicos participantes chegavam sem conhecer o que iriam gravar, fazendo tudo praticamente em primeiro take. O resultado disso é um trabalho muito bonito, que tem o folk como matriz principal, mas viaja por Clube da Esquina, Belchior, Geraldo Azevedo e Pink Floyd, parando nos anos 70 para lá se estabelecer.
A banda de Momo, formada por Adriano Barros (guitarra), Caetano Malta (baixo), Bruno Braggion (bateria) e Fábio Pizzo (teclados), recebeu nas gravações o reforço de Régis Damasceno (Cidadão Instigado) no bandolim e de Max Sette (Orquestra Imperial) no trompete. Com bastante qualidade nos arranjos, a trupe é responsável por embarcar o ouvinte na máquina do tempo de “Buscador”.
As dez canções trazem uma melancolia saborosa que faz pensar e refletir sobre assuntos totalmente desvinculados do disposto nas letras. Canções como “Irmãos”, “Nuvem Negra”, “Tristeza”, “Se Você Vem”, “Bonita” ou “Seu Amor” são plenamente indicáveis para se escutar em uma viagem, contemplando um pôr do sol ou no fone de ouvido enquanto lemos algum livro noite adentro.
“Buscador” tem uma beleza que passa longe de ser gratuita ou banal. Apesar de ter sido solenemente ignorado na maioria das listas de melhores de 2008, tem muito mais qualidade que trabalhos mais alardeados pela mídia, como constantemente acontece. O artista disponibilizou o álbum gratuitamente para download no seu site, passe lá e admire a melancolia enlatada em forma de canções:
http://www.listentomomo.com .

Nenhum comentário: