sábado, 27 de dezembro de 2008

"For Emma, Forever Ago" - Bon Iver - 2008

Uma das definições mais peculiares para o que chamamos de folk é: “denominaçāo indicava para a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana”. É claro que essa definição vincula o folk em tempos bem mais idos. Ao escutar o disco “For Emma, Forever Ago” do americano Bon Iver, tal assertiva não fica tão distante, uma vez que o disco exala por todos os seus poros, um climão rústico, distante da barulheira das cidades.
Bon Iver na verdade é o americano de Wisconsin, Justin Vernon que construiu as nove canções que compõem o disco, assoberbado por uma imensa carga de fracasso, decepção e tristeza. Como muitos outros, Vernon tinha uma banda e também uma namorada. A banda saiu para tentar a sorte em outra cidade, não resistiu e o sonho acabou. Seu relacionamento amoroso foi igualmente por água abaixo. Vernon então decidiu ir para uma cabana, se isolar, passar por esse pequeno inferno astral e tentar se recuperar.
O resultado desses meses no meio do nada em pleno inverno é “For Emma, Forever Ago”, um trabalho que remete ao folk de nomes como Nick Drake ou Bert Jansch e pode fazer par com nomes mais contemporâneos como Devendra Banhart, Iron & Wine e Bonnie “Prince” Billy. No disco, o artista conta além de seu violão com uma rara bateria, uns pouquíssimos metais e vocais carregados de overdubs e passagens dobradas, que passam fazendo bonito, sem soar cansativos ou mesmo chatos.
Originalmente lançado de maneira independente em 2007, o disco teve um novo nascimento em fevereiro deste ano pela pequena gravadora Jagjaguwar e chegou a lista de melhores de 2008, de publicações respeitáveis mundo afora. Faixas como “Flume”, “Skinny Love”, “For Emma” e “Re:Stacks” tem um lirismo cativante e são o ponto mais alto de um trabalho triste, mas muito bonito, afinal quem disse que a tristeza não pode ser bela?
Site Oficial: http://www.boniver.org
My Space: http://www.myspace.com/boniver

Nenhum comentário: