sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"Última Parada 174" - 2008

A história do carioca Sandro Nascimento e o seu sequestro ao ônibus da linha 174 em 12 de junho de 2000, já rendeu um ótimo filme, o documentário “Ônibus 174” do diretor José Padilha, feito em 2002. Ao ver esse documentário, o calejado diretor brasileiro Bruno Barreto, decidiu trabalhar a história de Sandro desde a sua infância até o fátidico dia, com a ajuda do sempre competente Bráulio Mantovani no roteiro.
A história nas mãos de Barreto e Mantovani ganha fortes tons ficcionais, sem perder no entanto a base verídica que dá força ao enredo. Em “Última Parada 174”, somos (re)apresentados a Sandro Nascimento (Michel de Souza) desde a sua infância e o assassinato da sua mãe, ainda quando criança. A partir disso o órfão passa a viver na rua, sobrevive ao massacre da Candelária em 23 de julho de 1993, até morrer no dia do desastrado sequestro do ônibus.
Bruno Barreto explora em seu mais novo filme, a temática que se faz tão presente, principalmente desde “Cidade de Deus”, narrar histórias de um cotidiano que a grande maioria dos brasileiros fecha os olhos. Um cotidiano repleto de violência, drogas, falta de opções, mortes e de poucas histórias bonitas para contar. Um cotidiano que agride aqueles que não estão lá ou aqueles que preferem não saber.
“Última Parada 174” não é um excelente filme, mas é bem costurado e apresentado, trazendo uma história dificil de não se envolver. Com um trabalho bem entrosado entre direção, roteiro e elenco, carrega uma trama forte e tenta não tomar partido (apesar de não conseguir) no seu desenrolar. O longa foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2009.
No entanto, apesar de ser um filme bom, “Ônibus 174” do José Padilha ainda funciona melhor para contar a história de Sandro Nascimento e a refém que faleceu em 12 de junho de 2000, dentro de um ônibus no Rio de Janeiro.
Site do filme: http://www.ultimaparada174.com.br

Nenhum comentário: