segunda-feira, 25 de agosto de 2008

"Lady Vingança" - 2005

“Lady Vingança” é o filme que fecha a trilogia sobre vingança feita pelo diretor sul coreano Park Chan-Wook. Antes dele vieram “Mr. Vingança” de 2002 e o excelente “Old Boy” de 2005. Comparado com seu predecessor, “Lady Vingança” tem uma linha argumentativa mais coesa mas perde em energia e visceralidade para “Old Boy”. Com algumas semelhenças com “Kill Bill” do Tarantino, temos outro grande filme desse diretor sul coreano.
A direção mais uma vez é um dos pontos mais fortes do longa assim como o trabalho do personagem principal. Temos uma trama que pula de um ponto para outro sem aviso prévio, mas que no entanto se faz entender bem. O diretor também brinca em diversos momentos na tela, parando cenas, sobrepondo imagens ou gerando toques de fantasia. Outro bom destaque é o humor negro que de maneira sucinta se espalha pela película.
Na história, somos apresentados a Lee Geum-Ja (interpretada de maneira brilhante pela atriz Lee Young-Ae) que depois de ficar presa por treze anos retorna a sociedade. Ela foi presa por sequestrar e assassinar uma criança, crime esse que apesar de ter assumido, não cometeu. Durante o tempo que esteve na cadeia além de forjar inúmeras amizades e “alianças”, quase que em sua totalidade por caminhos não muito virtuosos, ela aproveitou para tramar sua vingança contra o responsavel pela ruína da sua vida.
Enquanto somos apresentados a todas as mulheres que Lee Geum-Ja conheceu na cadeia, aos crimes que elas cometeram e o seu tempo de prisão, o diretor vai relacionando estas com a personagem principal dentro do presente, em que busca de maneira confusa e ao mesmo tempo obstinada o seu objetivo. A partir daí temos dilacerações de moral envoltas em uma espiral que mexe basicamente em questões de familia, enquanto promove-se situações cada vez mais inusitadas.
“Lady Vingança” é um filme um pouco menor que “Old Boy”, mas mesmo assim aponta para a excelência em diversos momentos, tanto pelo roteiro nada óbvio (apesar do tema recorrente) quanto pela atuação os personagens envolvidos e dos temas trabalhados que buscam ao final de toda a vingança planejada, uma redenção para Lee Geum-Ja. Um filme para ser visto, sem dúvida.
Sobre “Old Boy”, passe aqui.

Nenhum comentário: