sexta-feira, 11 de julho de 2008

"Real Emotional Trash" - Stephen Malkmus & Jicks - 2008

O americano Stephen Malkmus é quase um herói aqui na casa. Culpa do seu trabalho junto com o Pavement nos anos 90, criando obras primas como os discos “Slanted And Enchated” e “Crooked Rain, Crooked Rain”, que serviram de trilha sonora da vida deste que escreve durante bons anos. Depois do fim da banda, Malkmus seguiu carreira solo, sempre com competência, mas sem alcançar os resultados obtidos com sua ex-banda.

“Real Emotional Trash” lançado em março deste ano é o seu quarto trabalho solo. Mais uma vez temos como banda de apoio, os Jicks, que são formados atualmente por Mike Clark (guitarra e teclados), Joanna Bolme (baixo) e Janet Weiss (bateria). Malkmus e Jicks parecem ter sido feitos um para o outro. A simetria que já era boa, melhora ainda mais.

“Real Emotional Trash” deixa um pouco de lado o rock alternativo e abraça os anos 70 de maneira fundamental, com várias e várias guitarras solando e explodindo em tons psicodélicos e distorcidos. Malkmus parece mais sério nesse trabalho (também o cara já tem quarenta e poucos anos) e os arranjos um pouco mais elaborados, apesar das loucuras e desleixo de sempre.

O disco abre com a Led Zeppeliana “Dragonfly Plie”, que abusa das guitarras e distorções, passa pela ótima “Hopscotch Willie”, que brinca com The Doors em alguns momentos, chega na pop “Cold Son” (com Malkmus fanfarrando no final), atravessa a épica faixa título com seus mais de 10 minutos e conclui a primeira parte com mais ecos de Pavement em “Out Of Reaches”.

Depois temos “Baltimore”, com pegada mais garageira e teclados na condução, abrindo espaço para as ótimas guitarras e variações de ritmo. “Gardenia” tem menos de três minutos, extremamente pop e ensolarada. “Elmo Delmo” é mais uma com apelo setentista e ainda traz toques de Sonic Youth. “We Can´t Help You” é um dos grandes momentos do disco, com seus “na-na-na-na...”.“Wicked Wanda” fecha o álbum com fartas doses de lisergia.

Em “Real Emotional Trash”, Stephen Malkmus faz seu melhor disco pós-Pavement e aponta para algumas novas direções. Ótimo trabalho. É a vida que segue.

Site: http://www.stephenmalkmus.com

My Space: www.myspace.com/stephenmalkmus

Nenhum comentário: