segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Japan Pop Show" - Curumin - 2008

Um dos maiores lugares comuns que hoje existem é afirmar que a música está globalizada (assim como quase tudo, convenhamos), o que é em grande parte verdade e não dá para correr disso. Ao escutar “Japan Pop Show”, segundo disco do paulista Luciano Nakata, mais conhecido como Curumin, essa premissa não deixa em nenhum momento de aparecer.
Apreciado por muita gente de fora do país e dono de um excelente primeiro trabalho intitulado “Achados e Perdidos” de 2003, Curumin acaba de parir mais um trabalho repleto de influências diversas, ligando passado, presente e futuro no meio dos loops e das batidas eletrônicas que apresenta junto com outros instrumentos.
Com participação de nomes como Marku Ribas, BNegão, Lucas Santtana e o skatista Tommy Guerrero, esse “Japan Pop Show” representa um grande exemplo de como fazer música nos tempos atuais de maneira criativa e ainda assim independente. Na salada musical temos funk, samba, soul, samba-rock, baião, pop, eletrônico e muito mais.
“Salto No Vácuo Com Joelhada” abre o trabalho de maneira instrumental, preparando o terreno para aparecer faixas como “Dançando no Escuro”, as deliciosas “Compacto” e “Magrela Fever” e as políticas “Kyoto” (algo como o Pizzicato Five encontrando o DJ Dolores e brincando com rap e reggae rasta), “Mal-Estar Card” e o funk detonado de “Caixa Preta”.
Destaques maiores para as ensolaradas “Sambito”, uma brincadeira em japonês que gruda na mente e “Esperança”, um sambinha que tem uma letra bem bacana, lembrando em alguns momentos a bossa nova. “Japan Pop Show” é um bom disco, apesar de achar um pouco menor que o primeiro e pensar que funcionaria melhor com umas duas faixas a menos.
Luciano Nakata, o Curumin, coloca com “Japan Pop Show”, músicas para serem escutadas em qualquer momento, brindando o ouvinte com inovações ao mesmo tempo em que saúda o passado. Longa vida.
My Space: http://www.myspace.com/curumin

Nenhum comentário: