domingo, 22 de junho de 2008

"Lay It Down" - Al Green - 2008

Alguns meses atrás coloquei aqui uma resenha sobre “Let´s Stay Together”, disco de 1972 do grande Al Green na seção de discografia básica. E eis que o reverendo lança disco novo esse ano remetendo a essa fase da sua carreira. “Lay It Down” é classe pura, do inicio ao fim esbanja o poder de fazer canções parecerem um pouco mais do que são, de ganharem uma alma que transborda em seus arranjos.
Lançado pela lendária Blue Note, “Lay It Down” tem o baterista do The Roots, Ahmir Thompson como produtor, o que serve para dar alguns leves e pequenos toques de modernidade ao trabalho, engrandecendo-o ainda mais. Ainda tem as participações especiais de John Legend, Corine Bailey Rae e Anthony Hamilton em algumas canções.
O disco é muito, mas muito bom. Um prato cheio para os fãs de Al Green e para os amantes da boa música. Temos a dobradinha “Just For Me” e “You've Got The Love I Need” (um ótimo dueto com Hamilton), mostrando aquele velho suingue tranquilo que faz todo mundo se balançar um pouquinho. “No One Like You” é uma balada linda, com backing vocals de arrepiar e o reverendo mandando ver todo seu amor no seu vocal.
“Take Your Time” traz Corina Bailey Rae em meio a metais e tecladões, cantando de maneira que beira o sublime no seu dueto. Em “Stay With Me (By The Sea) é a vez John Legend abrilhantar a área, uma bonita canção que dificulta tirar o “la-la-la” da cabeça depois. “I´m Wild About You” e “Standing In The Rain” são mais dançantes, com o baixo comando o ritmo da festa, meio funk, com os metais acompanhando.
Depois de tantos e tantos anos de carreira, um músico ainda conseguir lançar algo realmente bom, que não seja escutado só por devoção e sim pela sua qualidade é coisa rara. Com “Lay It Down” além de conseguir isso, Al Green crava um dos melhores trabalhos da sua carreira. Longa vida ao reverendo.
Site oficial: http://www.algreenmusic.com
Sobre o clássico “Let´s Stay Together”, leia mais aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Como grande fã do trabalho de Al Green, sou suspeito em comentar esta pérola que o mesmo acaba de lançar. Porém, não há como negar que o disco Lay it Down, trás uma sonoridade muito próxima dos antigos e, clássicos, discos de Al, deixando bem claro que a Soul Music é um estilo contemporâneo e, além de tudo, palatável à sua audição. Ouvir este disco, para eu, foi uma das coisas mais agradáveis, com relação à música nos últimos tempos.

Adriano Mello Costa disse...

Realmente Fernando, o reverendo trouxe em 2008 um disco que remete diretamente para os 60/70. Aqui ainda ta tocando direto.
Abs.