sábado, 28 de junho de 2008

"Justiça" - Alex Ross e Jim Krueger

Mês passado chegou por aqui (sempre com certo atraso) o fim da maxissérie “Justiça” de Jim Kreuger e Alex Ross, lançada originalmente em 2005 e trazida para nós pela Panini a partir do ano passado. Para os fãs de quadrinhos, essa série em 12 edições deve ser guardada com todo o zelo e cuidado, trancada a sete chaves, bem longe dos filhos e sobrinhos.
Alex Ross (responsável por obras como “Marvels” e “Reino do Amanhã”) tem fãs e detratores espalhados no mundo todo e a grande parte das discussões residem no seu trabalho que sempre remete a chamada “Era de Prata”, olhando os heróis de maneira mais clássica e mítica. Para este que aqui escreve, esse diferencial é seu ponto chave. É praticamente impossível ficar imune a beleza do seu traço.
“Justiça” é uma homenagem a clássica série “Superamigos”, aquela que passava nos anos 80 e traz os maiores heróis da terra contra a famigerada Legião do Mal, comandada por Lex Luthor. Por se passar totalmente fora da cronologia da DC, a série traz pontos bacanas como o falecido Barry Allen, ainda empunhando o manto do Flash, entre outros pontos.
Na trama da historia, vemos uma Legião do Mal que de repente passa a fazer o bem para todos e enche de critica os heróis, colocando boa parte da população contra eles, enquanto diferem ataques individualizados contra cada um. A realidade da arte de Ross é impressionante, como por exemplo, nas feridas da Mulher Maravilha que vão se agravando no decorrer das edições.
“Justiça” já nasceu imprescindível. Mais uma belo trabalho de Ross (e também de Krueger) que será relançado de tempos em tempos para novas gerações.
Site Oficial do Ross: http://www.alexrossart.com
Site Oficial do Krueger: http://www.jimkrueger.com

Nenhum comentário: