quinta-feira, 5 de junho de 2008

"Home Before Dark" - Neil Diamond - 2008

No mundo da música, no final de tudo o que vale na verdade são as canções. Elas que ficam. Muita gente já disse isso. De Renato Russo a Robert Plant. De forma humilde, também encaro desse jeito. Embaixo de todas as masterizações, efeitos e guitarras, reside a canção, apenas ela, ancorada a um violão somente e alguém que esteja disposta a cantá-la por algum lugar dessa vida.
“Home Before Dark”, o novo disco do quase setentão Neil Diamond é um exemplo bonito e poderoso disso. O artista que desde os anos 60 emplaca hits, chega ao seu novo trabalho (a exemplo do anterior “12 Songs”) de posse de lindas melodias, letras interessantes, sua voz marcante e alguns violões. Nada mais simples e nem nada mais forte do que isso.
Diamond não precisa de modismos, ele apenas toca suas canções. E que canções meu caro amigo. “If Don´t See You Again”, mesmo com mais de 7 minutos, insiste em ficar voltando no player. “Pretty Amazing Grace” é forte, poderosa. “Another Day (That Time Forgot) é um lindo dueto com a desconhecida Natalie Maines, do grupo Dixie Chicks. “Forgotten” esbanja classe na sua melodia.
E ainda tem muito mais. “Whose hands Are These”, “The Power Of Two” e a faixa que dá nome ao álbum são mais algumas pequenas jóias. Com “Home Before Dark”, Neil Diamond chega pela primeira vez no topo das paradas em mais de 40 anos de carreira. Mais do que justo. Sucesso que merece ser compartilhado com o produtor Rick Rubin e com Mick Campbell e Benmont Tench da banda de Tom Petty, que tocam no disco todo, engrandecendo-o.
“Home Before Dark” é daqueles discos que convencem sem alarde, pois não precisam disso. Convencem pela sua beleza, por suas canções. Um disco para ser apreciado sem pressa e de maneira contínua, para colocar um pouco da sua essência na tua vida. Para perceber-se que no final de tudo, o que vale mesmo são as coisas pequenas, aquelas que passamos a maior parte do tempo sem dar o merecido valor.
Site Oficial: http://www.neildiamond.com

Nenhum comentário: