terça-feira, 3 de junho de 2008

"Hey Ma" - James - 2008

Existe um estudo científico que versa sobre a reação do nosso cérebro quando ouvimos determinada música ou artista, que nos remete a algum tempo perdido, nos traz uma sensação de nostalgia. Me vi parte desse estudo quando a voz de Tim Booth começou a invadir o som, guiando a canção “Bubbles” que começa “Hey Ma”, primeiro disco de inéditas dos ingleses do James nos últimos sete anos.
O James foi uma banda que fez parte da minha adolescência com imensa força. Obras primas como “Seven” de 1992 e “Laid” de 1993, tocaram imensamente durante alguns bons anos, servindo de trilha sonora para muitos momentos, que ainda bem na sua grande maioria foram felizes. Retrato musical de uma época realmente maravilhosa. Faixas como “Born Of Frustation”, “Sit Down”, “Say Something”, “Sometimes” ou “Laid” são clássicos pessoais de muita gente da minha geração.
É muito bom ver a banda de volta. Depois de terminar algumas vezes e retornar em outras, “Hey Ma” (sério candidato a melhor capa do ano) é um disco de inéditas que não existia há um bom tempo. E o que é melhor de tudo, a banda está novamente com a formação que gravou os seus melhores discos, com o retorno de Larry Gott na guitarra e Andy Diagram no trompete, além de Booth, Jim Glennie, Soul Davies, Mark Hunter e Dave Bayton-Power.
“Hey Ma” remete diretamente ao bom e velho James do período “90-93”, a começar pela já citada faixa de abertura “Bubbles”, épica ao mesmo tempo em que toca a simplicidade, com Tim Booth parecendo cantar novamente com prazer no rosto. A faixa-título é um petardo político, que detona a guerra do Iraque, versando assim: “hey mãe, os garotos estão voltando para casa em pedaços”.
E dá-lhe ótimas faixas, desde a oitentista “Waterfall”, passando por “Oh My Heart”, “Upside”, o single “Whiteboy” e fechando com a linda balada “I Wanna Go Home”, que discursa sobre estar cansado e querer voltar para casa. Voltar para casa aliás, é o que James faz nesse seu novo trabalho, soando como nos seus melhores momentos e entrando assim tranquilamente no rol dos melhores do ano até agora.
Só nos resta dizer: “Sejam muito bem vindos de volta!”
Site Oficial: http://www.wearejames.com
My Space: http://www.myspace.com/jamesisnotaperson

2 comentários:

Felipe disse...

cara, simplesmente esse é seríssimo candidato ao melhor disco do ano de 2008 !
"Hey ma" é uma obra-prima ! De cabo a rabo o cd todo é muito bom !
Destaques para "Waterfall" / "Oh my heart" / "Boom boom" / "Bubbles" / "Whiteboy". Sem exagero, acho que todas essas músicas deveriam virar singles !
Engraçado que só fui realmente descobrir James ainda nesse ano e tô ficando viciando com "Just like Fred Astaire", "Tomorrow", "Sit down", "Come home", "Say something" , "Sometimes" , "Laid", "Born of frustation", "She's a star", "What for" e tantas outras !!
Ótimo comentário do novo álbum, "Hey Ma" !

Valeu cara ! Se puder comentar algo manda um email pra mim: fdsp77@gmail.com

Abçs

Felipe

Adriano Mello Costa disse...

"Hey Ma" é realmente um dos discos do ano e com "Waterfall" entre as melhores tambem.
Longa vida ao James e seja sempre bem vindo por aqui.
Abs.