terça-feira, 27 de maio de 2008

"Roll With You" - Eli "Paperboy" Reed & The True Loves

Embriagado pelo soul clássico dos anos 60 e 70, encharcado por influências das lendárias gravadoras americanas Stax e Motown, incorporado pelos grandes mestres da soul music como James Brown, Otis Redding, Solomon Burke, Al Green e Marvin Gaye e dono de uma voz forte e vigorosa, além de um talento próprio que combinado com o dos músicos da banda, aparece como um grande diferencial.
Quem é esse cara? Esse cidadão se chama Eli “Paperboy” Reed, toca guitarra e faz vocal junto com a sua banda “The True Loves”, que é formada por Ryan “Man Hawk” Spraker na outra guitarra, Emen “Bay Area Funk” na percussão e mais uma guitarra, Mike “Money” Montgomery no baixo e Andy “Funkatron” Bauer na bateria, além do naipe de metais formado por Ben “Robocop Scientist” Jaffe, Paul “Fidgety” Jones e Patriq “Strange Affection” Moody.
Os codinomes engraçados são apenas mais um toque desse excelente grupo que descobri recentemente e desde então não para de tocar por aqui. Quem acompanha o Coisapop há algum tempo, já sabe que o soul é muito bem quisto aqui na casa e esse “Roll With You”, segundo disco de Eli “Paperboy” Reed & The True Loves, esbanja visceralidade, suingue e doçura em doses certas e homogêneas que não causarão problemas se consumidas em demasia.
A abertura com “Stake Your Claim” é simplesmente matadora, vocal em primeiro plano, metais sangrando e as guitarras fazendo seu papel. “Am I Wasting Time’ que vem depois é suculenta, lembra os grandes momentos de Al Green, pois ao mesmo tempo em que é uma balada, tem aquele suingue todo especial. “It´s Easier” evoca Marvin Gaye com louvor. “The Satisfier” mistura James Brow com Solomon Burke com estilo.
“Take My Love With You”, é um boogie woogie, deliciosamente pop e contagiante. “I´ll Roll With You” remete a algum trabalho de grupos vocais como The Temptations. “She Walks” é outra balada, com Eli “Paperboy” Reed cantando de maneira competentíssima. “I´m Gonna Getcha Back”, chama o funk pro jogo e flerta com Aretha Franklin e com o rock n´roll.
“Won´t Give Up Without A Fight”, vem mais acelerada, com um tecladão puxando o ritmo. “(Am I Just) Fooling Myself” é completamente indicada para curtir uma boa fossa. Enquanto “(Doin´ The) Boom Boom” fecha o disco com James Brown baixando no músico. Um álbum que para honrar as tradições em que busca suas influências foi gravado todo analogicamente. Mais do que justo.
“Roll With You” vem angariando criticas positivas por todo o mundo e trazendo o soul de volta para o gramado de jogo. Um dos grandes discos de 2008. Aos amantes do soul, já nasceu fundamental. Escute e vicie.
My Space:
http://www.myspace.com/elipaperboyreed

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente dica, Adriano!

Adriano Mello Costa disse...

Nao para de tocar por aqui :)