terça-feira, 1 de janeiro de 2008

"Fome De Tudo" - Nação Zumbi - 2007

Como estamos começando 2008 a primeira postagem deve ser escolhida a dedo. Nada melhor do que começar com “Fome de Tudo” da Nação Zumbi, sétimo disco do combo pernambucano que sobreviveu a morte do seu líder e gênio Chico Science, mantendo uma carreira sólida que insere maestria com o excelente “Futura” de 2005 e deságua no seu melhor registro (pós Science).
Não por acaso “Fome De Tudo” é o disco mais “pop” da banda. Mas não me entendam mal, o “pop” da Nação ainda é absurdamente inovador perante a maioria do que vemos por aí. Tudo que fez sua história está aqui nesse disco, os tambores, o groove, o baixo de Dengue ditando o ritmo, a guitarra de Lúcio Maia cortando e inserindo riffs matadores, o peso invadindo as caixas de som.
Desde que assumiu os vocais, Jorge Du Peixe nunca cantou tão bem e a Nação foi tão melódica. São doze petardos de própria autoria e produzidas pelo mago Mário Caldato Jr. de maneira perfeita. A entrada já traz uma das músicas nacionais do ano, “Bossa Nostra”, tem aquele riff de Lúcio que parece ter saído de alguma sessão do “Da Lama Ao Caos”.
Seguindo em frente é só deleite, passa pela trilogia “Infeste”, “Carnaval” e “Inferno” (com bela participação de Céu), esbarra nos metais e no clima “Futura” de “Nascedouro”, é “...dá-lhe viver...”, passa pela ótima letra e cozinha poderosa de “Onde Tenho Que Ir”, chegando em “Assustado” que tem a participação de Money Mark (que toca com os Beastie Boys).
A dilaceração sonora continua com a porrada da faixa titulo, viaja por “Toda Surdez Será Castigada” (com participação de Júnior Barreto), uma canção que lembra bastante o “Afrociberdelia”, mergulha nos efeitos e nos tambores de Gilmar Bola 8 e Toca Ogum pontuando a ótima “A Culpa”, engata no vocal mastigado e no groove de “Originais do Sonho” e desembarca na loucura pós tropicalista e viajandona de “No Olimpo”, a melhor letra do disco.
Os pernambucanos que ajudaram junto com Science e Zero 04 a chacoalhar a música nacional há pouco mais de uma década, continuam relevantes e despejam no mercado um daqueles discos para escutar por dias e dias, uma pequena obra prima repleta de criatividade, desejo, poder e mais do que nunca, de canções.
Passe pelo site e escute antes de comprar: http://www.fomedetudo.com

Nenhum comentário: