segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

“Onde Brilhem Os Olhos Seus” - Fernanda Takai - 2007


Fernanda Takai é uma das pessoas mais inteligentes do pop brasileiro há tempos, desde os idos da estréia do Pato Fu em “Rotomusic de Liquidificapum” em 1993. Com sua banda Fernanda remexeu o pop nacional envolvendo modernidade e criatividade e esbanjando uma absurda qualidade ao longo dos anos, cativando fãs eternos (como eu) país afora.
Recentemente o Pato Fu inovou novamente na distribuição e lançou um dos melhores discos de 2007, o “Daqui Pro Futuro” e eis que Fernanda surpreende e decide colocar no mercado ainda esse ano o projeto que Nelson Motta havia lhe oferecido, um disco só com canções interpretadas pela cantora Nara Leão, falecida em 1989 e peça fundamental na bossa nova.
Chega nas lojas este mês “Onde Brilhem Os Olhos Seus” produzido por Motta e com arranjos do maridão John Ulhoa e do amigo de banda Lulu Camargo. No mínimo, esse disco é para ser adquirido, apesar de alguns arranjos não terem ficado tão bons. É um disquinho repleto de graça, cativante e para se deixar rolar por horas no player.
Começa com a transformação de “Diz Que Fui Por Aí”, um clássico do sambista Zé Keti, convertida em uma linda balada, passa pela nova roupagem para “Lindonéia” marco do tropicalismo, desembarca na excelente “Com Açucar, Com Afeto” do mestre Chico Buarque, que ganhou arranjo a lá Pato Fu e poderia muito bem estar no último trabalho da banda.
Ainda tem ótimos momentos como “Debaixo Dos Caracóis dos Seus Cabelos”, “Insensatez”, “Descansa Coração” e a belíssima “Canta, Maria”, valsinha de Cândido Botelho, imortalizada por Ary Barroso. Emocionante. Os arranjos para “Luz Negra” do mestre Nelson Cavaquinho acabaram por perder o encanto desta excelente canção já visitada anteriormente com louvor por Cazuza, o que não estraga o resultado final do álbum.
Fernanda Takai repleta de despretensão coloca no mercado mais uma prova da sua competência, competência cheia de graça e amor. Ótimo presente de final de ano. Corra atrás do seu.
Leia o que dissemos sobre “Daqui Pro Futuro”, o último disco do Pato Fu:
http://coisapop.blogspot.com/2007/08/daqui-pro-futuro-pato-fu-2006.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu baixei o disco e adorei as músicas, fernanda é ótima.

Adriano Mello Costa disse...

Thiago, é mesmo :)