sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"Disco Paralelo" - Ludov - 2007

No mundo da música pop um dos maiores clichês é mais ou menos o seguinte: “ a banda X está mais madura”. Clichezão mesmo, só que em alguns casos tal assertiva faz jus a sua utilização. Como no caso da banda paulista Ludov e seu novo trabalho “Disco Paralelo”, lançado esse ano.
Com um trabalho bem melhor produzido e arranjado, Vanessa Krongold (vocal), Mauro Motoki (guitarra e teclados), Habacuque Lima (guitarra e baixo) e Paulo Chapolin (bateria) deixam um pouco de lado aquela urgência que sempre caracterizou suas canções para navegar em mares mais consistentes e com outras nuances.
As letras e os arranjos bem feitos são os principais destaques, além da Vanessa que está cantando melhor e os riffs e melodias que Mauro Motoki imprime nas faixas que vão se sucedendo. “Disco Paralelo” não vai agradar de imediato, mas a partir de algumas audições entra em crescente e se torna bem bacana de ouvir.
Os temas que percorrem as letras se ancoram basicamente no passar do tempo e na busca de alguma redenção (e às vezes, algum perdão). “Ciência” abre com os versos “Luto pra ir/aonde ninguém foi/onde eu possa rir/do que passou e te perdoe”. Em seguida vem “Fugi Desse País” com Vanessa cantando “Se eu me perdi/quando eu errei/quando eu senti/que quase estraguei/toda a construção”.
“Rubi” vem com versos tristes e um ótimo instrumental, sente só o drama: “Meus olhos eram diamante/já chorei a beça/de hoje em diante/viraram rubi”. “Sobrenatural” tem um riff daqueles simples e perfeitos e talvez traga o verso que defina melhor o novo disco da banda: “E aquele agora ou nunca ficou pra trás”.
“Conversas em Lata” é a faixa mais bonita desse novo trabalho, uma espécie de Los Hermanos um pouco mais alegre. Para os fãs mais ranhetas tem o pop de “Refúgio” e “Urbana” que lembram mais a antiga fase do Ludov e são daquelas canções para sair cantando por aí sem querer.
A banda paulista indica que ainda vai lançar seu grande disco, no entanto a cada ano que passa se consolida cada vez mais no nosso cenário pop, esbanjando qualidade. Enquanto esse grande álbum não vem, curta sem medo e a maior quantidade de vezes possível esse “Disco Paralelo”.
Site oficial: http://www.ludov.com.br

Nenhum comentário: