domingo, 21 de outubro de 2007

"Tropa de Elite" - 2007

No último mês anda meio difícil conversar ou passar pelos veículos de informação sem topar com o assunto “Tropa de Elite”, o filme que desencadeia ponderações por todo o país, algumas fervorosas, outras conscientes e algumas ridículas. A tempo, toda essa exposição é merecida. E muito merecida.
O filme do diretor José Padilha, estrelado por Wagner Moura, coloca o dedo em uma grande ferida que é a relação entre o tráfico de drogas e a policia do Rio de Janeiro, usando para tanto o olhar e a visão do Capitão Nascimento (personagem brilhantemente interpretado por Moura). O diretor de “Ônibus 174” é responsável por um grande filme que além da qualidade vem carregado pelo marketing da pirataria, o que levanta questões não diretamente vinculadas a ele.
O filme chegou aos camelôs de todo o país e foi assistido por milhões de brasileiros, no recanto de suas casas em versões piratas. Claro que também fui um destes, mas fui ao cinema conferir também. Na pratica é quase tudo igual, há poucas mudanças de roteiro, mas o longa funciona muito, mas muito melhor na grande tela. Em um filme onde tudo é tão ancorado de realidade e essa mesma realidade é tão agravada, o poder do som e da imagem prevalecem no cinema.
“Tropa de Elite” retrata o grupo de operações especiais fluminense, o BOPE no período de 1997, um mini exército treinado para combater o tráfico nas favelas do estado. Não tomando partido na maioria do discurso do filme, escancara-se a fina linha dessa relação ancorada na corrupção da policia e na gestão do tráfico nas favelas, tendo como cúmplice os financiadores de toda essa historia, os consumidores.
Como cinema “Tropa de Elite” é sensacional. Como fator de discussão, é mais sensacional ainda. Um filme que pode ser entendido e analisado por vários ângulos, e todos estes bem interessantes. Com certeza, você já deve ter assistido caro leitor, mas se isso não ocorreu saia de casa e rume ao cinema mais próximo, mesmo que a versão pirata já tenha passado pelo seu DVD.
Site oficial: http://www.tropadeeliteofilme.com.br

Nenhum comentário: