quarta-feira, 10 de outubro de 2007

"Noites de Gala, Samba Na Rua" - Mônica Salmaso - 2007

O interprete sempre está sujeito ao inferno quando canta as musicas de um gênio, se faz algo que não corresponda, sua passagem está a caminho para o andar de baixo. Mexer em uma obra como a de Chico Buarque, além de carecer de coragem, precisa de muita, mas muita competência para fazer algo que valha a pena. A paulista Mônica Salmaso tem as duas coisas, principalmente a segunda.

Mônica que em 2004 já havia encenado um projeto com as músicas do cantor, já havia cantado com Chico no cd “Carioca” de 2006, lança este ano pelo selo Biscoito Fino, o disco “Noites de Gala, Samba Na Rua”. Projeto que desenvolve junto com o grupo Pau Brasil, que é um dos maiores méritos do álbum, criando uma atmosfera que ao mesmo tempo que exalta a obra, admite um clima novo de cool jazz.

Quem já conhece o trabalho da cantora de discos como “Trampolim” de 1998 ou “Iaiá” de 2004, sabe do seu talento. Junte a isso o timaço do Pau Brasil, composto por Nelson Ayres no piano, Paulo Bellinati (que já havia trabalhado com ela em “Afro Sambas” de 1996) no violão e cavaquinho, Teco Cardoso no Sax e Flautas (responsável por um trabalho primoroso), Rodolfo Stroeter no baixo e Ricardo Mosca na bateria e percussão e temos um grande resultado.

Mônica explora clássicos do cantor como “A Volta do Malandro”, “Construção”, “Quem Te Viu, Quem Te Vê” e “Partido Alto”, trabalha canções nem tão conhecidas mas mesmo assim brilhantes como “O Velho Francisco”, “Suburbano Coração” e “Basta Um Dia”, encerrando o disco com um show de interpretação em “Bom Tempo” e “Beatriz”. Trabalho com qualidade de quem conhece muito bem o que tem em mãos.

“Noites de Gala, Samba Na Rua” não é nenhum disco excepcional ou revolucionário e sinceramente não precisa disso. É “apenas” um belo disco, riquíssimo instrumentalmente, com um cantora acima da média comandando canções de um gênio como Chico Buarque. Já basta né?
Ah...a passagem da Mônica já está devidamente confirmada para o céu... :)

Site oficial:
http://www.monicasalmaso.mus.br

Link do blog “Um Que Tenha” com a discografia completa: Aqui!

Nenhum comentário: