domingo, 17 de junho de 2007

"Send Away The Tigers" - Manic Street Preachers - 2007

E falaram que o Manic Street Preachers ia acabar, sepultaram a banda após o baixista Nick Wire lançar seu disco solo ("I Killed The Zeitgest") e o vocalista e guitarrista James Dean Bradfield aparecer na nossa opinião o melhor disco de 2006, o belíssimo “The Great Eastern”. Triste noticia, visto que o Manics (como a banda é carinhosamente é chamada pelos fãs) é uma das prediletas da casa há muito tempo.

Mas eis que nada não passava de suposições (não que a banda não tenha passado perto de acabar), que conforme Nick Wire disse tudo se tratava de uma “indisposição geral”. Graças a boa música, “Send Away The Tigers” chegou as lojas do mundo todo despejando ótimas canções, com riffs de guitarras marcantes, letras que passeiam por amor e política, mas sempre cercadas de cinismo, enquanto os refrões adentram e conquistam seu espaço.

O oitavo disco do Manics é uma volta a velha forma, depois do bem mais ou menos “Lifeblood” de 2004 e do não tão bom assim “Know Your Enemy” de 2001, lembrando períodos mais nobres como o clássico “Holy Bible” de 1994 ou o excelente “This Is My Truth Tell Me Yours” de 1998. James Dean Bradfield, Nick Wire e o baterista Sean Moore mostram novamente em ótimas doses o talento que sempre esbanjaram na carreira.

A faixa que dá nome ao disco, abre com um órgão pedindo passagem e violões, antes das guitarras e da poderosa voz de Bradfield escancarem novamente os bons tempos. A mistura da banda de rock inglês, temática punk, melodias pop e hard rock funciona de maneira sublime outra vez. Pode passar por faixas como “Underdogs”, Indian Summer”, “Rendition” ou “Winterlovers” que o nível se mantêm alto.

Mas ainda tem “Your Love Alone Is Not Enough” um lindo dueto com Nina Persson do Cardigans e seríssima candidata a música do ano. Tem a destreza pop de “I Am Just a Patsy” e a romântica (e perfeita) “Autumm Song”. E para fechar a conta, saindo do balcão, a saideira é uma boa versão para “Working Class Hero” de John Lennon.

Para quem não conhece os Manics, “Send Away The Tigers” é uma ótima demonstração da força do trio, preparando para trabalhos anteriores. Para quem já tem contato com a banda há algum tempo, é só deixar o player tocar, tocar, tocar e deixar se levar por um dos melhores lançamentos do ano até agora.

Site Oficial: http://www.manicstreetpreachers.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda não escutei o novo "The Rakes". Apesar de gostar muito mais de reinvenções do que de mais do mesmo, e tu sabes disso, farei. :D
Quanto à "Manics", "Underdogs" já nasceu "crássica" e "Your Love Alone Is Not Enough" é uma das coisas mais bonitas que ouvi nos últimos tempos.
Beijocas para ti