terça-feira, 19 de junho de 2007

"It´s A Bit Complicated" - Art Brut - 2007

O termo “Art Brut” representa algo como “arte criada por pessoas que não tiveram condicionamento cultural e conformismo social”, ou algo assim. Desde 2005, Art Brut representa também uma banda vinda de Londres que abusa de influências de The Stooges, The Fall, The Stranglers, Gang Of four e muito punk rock, com letras repletas de sarcasmo e ironia repassadas ao público meio cantadas, meio faladas, meio gritadas, por cortesia do vocalista Eddie Argos.

Eddie e seus comparsas Jasper Future na guitarra, Frederica Feedback no baixo, na outra guitarra e Mickey B na bateria (com algumas pequenas alterações), estão juntos desde 2003 e em 2005 debutaram com o ótimo e extremamente sujo “Bang Bang Rock And Roll”. Em 2007 a banda de Londres chega ao seu segundo disco “It´s A Bit Complicated”, lançado exatamente hoje.

O som da banda não mudou quase nada nesse novo trabalho, só o vocal de Eddie Argos ficou, digamos, melhor gravado, mas o cara continua sendo uma das peças primordiais do som do Art Brut, com seu jeito de cantar que parece ter saído de algum lugar da segunda metade da década de 70. As guitarras continuam produzindo riffs rápidos e certeiros, sem grandes variações musicais, mas com forte poder de sujeira (ainda que uma sujeira “programada”).

As canções vem com títulos como “Jealous Guy” e “I Will Survive”, mostrando já na entrada a forte veia irônica que caracterizou o primeiro disco (e aparece mais forte no segundo). Tem sujeira como “Pump Up The Volume” e “Blame It On The Trains”, hits certeiros como “Direct Hill” e “Nag Nag Nag Nag” e até baladinha como “People In Love”, que traz uma das melhores guitarras do disco.

Resumindo meu chapa, a história é o seguinte: Se você gosta das bandas citadas no primeiro parágrafo, provavelmente vai gostar desse “It´s A Bit Complicated”, retirar algumas faixas para colocar em coletâneas pessoais e fazer tocar por aí. Nada além de diversão, é verdade. Mas o que seria de nós sem ela?

Site Oficial da banda:
http://www.artbrut.org.uk

E dá uma sacada na versão ao vivo de “St. Pauli” aí embaixo. Aumenta o som!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa eu não conheço criatura. Mas já adorei o visual do guitarrista loirinho, um luxo! :D
Beijocas para ti jabuti ;)