sábado, 23 de junho de 2007

"Baby 81" - Black Rebel Motorcycle Club - 2007


Quando “Baby 81”, quarto e novo disco do Black Rebel Motorcycle Club, banda de São Francisco, USA, caiu nos meus ouvidos esse ano, a idéia fixa na mente era de repetir o player constantemente. “Baby 81” é o tipo de disco que não carece de muita explicação, não precisamos apontar uma função ou uma justificativa para o mesmo existir. Ele simplesmente existe. E toma conta do som.

Há dois anos atrás o trio formado por Rober Tuner no baixo e vocal, Peter Hayes na guitarra e vocal, além de Nick Jago na bateria, surpreendiam os seus fãs com o disco “Howl”, totalmente diferente do que já haviam feito, trocando as guitarras por violões múltiplos abraçando Bob Dylan e seu folk e abrindo trilha para o country e o soul. “Howl” apesar de ser um discaço não era fácil de ser digerido (este próprio escriba demorou a assimilá-lo), mas foi fundamental para o trio de São Francisco.

Fundamental, pois mostrou que a banda tinha um outro universo de influências e que poderia sair quando bem entendesse do lugar comum. Em “Baby 81” a banda retoma as guitarras, bateria forte e baixo veloz, mas sem deixar de lado as conquistas do último trabalho, adicionando violões e pianos na mistura, fazendo o melhor trabalho da sua carreira.

As guitarras que abrem a batida seca de “Took Out a Loan”, se amplificam nas duas cacetadas que vem a seguir, “Berlin” (uma das músicas de 2007) e “Weapon Of Choice”, montando uma tríade de abertura de bastante respeito. São vários os momentos de excelência do disco, pode-se dizer que o vocal a là Jesus And Mary Chain de “Not What You Wanted” ou os violões de “666 Conducer” estão entre eles. Mas não seria loucura apontar as guitarras de “Need Some Air” também como destaque.

Ainda tem “All You Do Is Talk” a melhor canção que o U2 não fez em anos, a épica “American X” ou a bela “Am I Only” que fecha o disco. Com “Baby 81”, o BRMC mostra ser uma banda daquelas que realmente valem a pena e presenteiam o mundo com um dos melhores discos do ano, que como disse acima não precisa de muita explicação para ser apreciado. Basta apenas escutá-lo.

Site oficial da banda:
http://www.blackrebelmotorcycleclub.com/

Nenhum comentário: