domingo, 29 de abril de 2007

"O Amor Acabou!" - Astronautas - 2007

“Há muito tempo o amor é vendido em estabelecimentos comerciais (...) As pessoas se distanciaram, congelaram, secaram por dentro, construíram grandes muros em tornos de si mesmos (...) É amigos, os tempos românticos se foram, o amor acabou!” É dessa forma mordaz e com doses cavalares de realidade que André Frank abre o terceiro disco da sua banda Astronautas, intitulado “O Amor Acabou!”.

Lançado no comecinho desse ano e encartado na revista Outracoisa o novo disco dos recifenses merece palmas. Um disco que alarga um pouco as expectativas trazidas no excelente “Eletro-Cidade” de 2004 e cabe perfeitamente nos nossos dias em que ao mesmo tempo que estamos mais pertos uns dos outros, via a quantidade enorme de comunicação disponível, paradoxalmente ficamos cada vez mais distantes e dispersos.

André Frank, que na frente da sua banda viu passar e seguir em frente mais ou menos uns 20 músicos, tocou todos os instrumentos desse disco e fez dele uma cara das suas concepções. “O Amor Acabou!” trata da perda da fé, da descrença nas instituições, da superficialidade das relações atuais, da ausência de amor em meio a tantas vidas eletrônicas e solitárias. Um passo a frente, quando Renato Russo dizia anos atrás que o mal do século era a solidão.

Musicalmente a fórmula astronautas de fazer música está lá, mantida e aperfeiçoada no decorrer do tempo, o seu som não muda simplesmente porque não precisa mudar e isso basta (ou deveria). Letras inteligentes, riffs poderosos de guitarras, refrões fortes embalados com vários blips e blops eletrônicos arremessados no chão e envolvidos na construção das faixas.

O poder da banda permeia quase todo esse novo trabalho espalhado por canções como “O Conto” (tente tirar o refrão da cabeça), “Brazilia”, “...De Zero a 100”, “Mundo Cão” ou “Do Útero ao Fim”. Rock para se escutar no talo, com o volume beijando o seu final enquanto as guitarras e idéias ecoam e socam teu cérebro seguidamente.

Um disco que reflete alguns arremedos do tempo em que vivemos, indicando totalmente sem querer o caminho para onde estamos nos dirigindo. Rock da melhor qualidade para dias menos nobres.

Site oficial da banda, onde pode-se baixar os dois primeiros discos:
http://www.astronautas.org/ .

Nenhum comentário: