quarta-feira, 18 de abril de 2007

"Brett Anderson" - Brett Anderson - 2007


Nos anos 90, imersos dentro da cena britpop mesmo tendo os dois pés enfiados na androginia e no glam rock, a banda inglesa Suede lançou discos excelentes como “Suede” de 1993 e “Coming Up” de 1997, produzindo hits do porte de “Beatiful Ones”. O grupo na verdade era a encarnação da energia e criatividade do vocalista Brett Anderson e do guitarrista Bernard Butler.

Em 2002 após o apenas razoável “A New Morning”, a banda deu o tempo e os dois saíram depois com um outro projeto chamado Tears que era bem mais ou menos na verdade. Brett Anderson provocava furor na mídia inglesa com suas letras sempre com margem para diversas interpretações além de claro suas opções sexuais, sendo que isso sempre meio que deixava de lado uma questão crucial, o fato de ele ser bastante talentoso.

“Brett Anderson”, primeiro trabalho solo do vocalista foi lançado em março lá fora e vem corroborar a tese de que ele era realmente o mentor principal por trás do Suede. O compositor assumiu guitarras e pianos, cantou sem tanto estrelismo como em outrora, chamou um quarteto de cordas que passeia brilhantemente sobre as canções e fez um dos melhores discos do ano até agora, sem exagero nenhum.

“Love Is Dead” abre o disco trazendo os versos: “Nothing ever goes right/ Nothing really flows in my life/ No one really cares if no one ever shares my care/ People push by with fear in their eyes in my life”. Desde já uma das grandes canções de 2007 e merecedora de constar ao lado dos grandes clássicos sobre o amor, mesmo que aqui ele seja chutado, o que cabe muito bem em nossos dias onde tudo é tão efêmero e passageiro.

Quem procura algo da ex-banda do vocalista pode ir direto nas ótimas “Dust And Rain” e “Intimacy”, no entanto são as baladas que tomam o corpo desse disco como “One Lazy Morning”, “Scorpio Rising” (com ecos de The Cure) e a quase valsa de “More We Possess the Less We Own of Ourselves”. Destaque também para “The Infinite Kiss” que quebra qualquer coração endurecido ou a bela “Ebony”.

Um belo disco para ser ouvido sem grande pressa, deliciando as melodias, o vocal e as cordas pouco a pouco, gradativamente até que ele te cative totalmente. Apesar de gostar do Suede, se Brett Anderson continuar lançando discos como essa sua estréia é meio complicado querer que haja um retorno de sua banda. Por enquanto tudo está muito bem.

Site oficial:
http://www.brettanderson.co.uk/
E veja o clipe de "Love Is Dead", uma das melhores músicas de 2007, logo abaixo.

Nenhum comentário: