domingo, 17 de setembro de 2006

"Querida Wendy"

Queridawendy, originally uploaded by Kalnaab.

“Querida Wendy” filme dinamarquês de 2005, é a primeira colaboração cinematográfica entre os fundadores do movimento “Dogma 95”, Thomas Vinterberg (Festa de Família) e Lars Von Trier (Dogville), sendo que o primeiro ficou com a direção e o segundo com o roteiro. O objetivo do longa é fazer um libelo anti armamentista e colocar a prova o quanto a posse de uma arma pode modificar as pessoas, tendo os USA como pano de fundo. Passado na pequena cidade mineradora de Estherslope, onde os cidadãos persistem naquela típica vida americana, com seu modo de viver e de ver as coisas, regados com extremo moralismo e concepções pouco liberais, o jovem Dick (Jamie Bell), um “loser” na concepção do termo, se vê atraído por uma pequena arma, que gera tamanha devoção que recebe até um nome: Wendy. Aliando outros estranhos e perdedores em uma espécie de clube que extravasa suas angustias e decepções através do relacionamento com armas de fogo, com suas próprias regras e mandamentos, os jovens conhecem o outro lado da história pois ao mesmo tempo em que se sentem mais poderosos, ficam submersos a desvios e mostras de caráter que não estavam acostumados a ter. Que a estética (lembrando muito “Dogville” na estrutura) e a concepção do filme merecem ser louvados, o mesmo não se pode dizer dos meios que a idéia é transformada na película. O argumento às vezes é muito redundante e já foi mais bem explorado por outros diretores. A flechada na maior potência bélica do planeta soa com cara de que já vimos isso antes. Mesmo assim, ainda se vale ver o filme que na concepção geral é bom, tanto pela carga de idéias (que remetem ao universo de “Clube da Luta”) quanto pela atuação dos atores, direção insubordinada e pela excelente trilha sonora sessentista da banda Zombies. Procure na sua locadora.

Um comentário:

Sic disse...

Égua tem algum problema com o teu blog, ontem não aparecia os dois ultimos posts... Então aí estão os comentários de ambos

O post do filme: Anotado, irei assistir.

O post da Alice: Lindo, identificação total e absoluta com alguns trechos, óbvio esses já foram devidamente copiados. Pode ficar tranquilo não vou esquecer de citar a fonte.
Parabéns moço, parabéns