terça-feira, 1 de agosto de 2006

“Uma Longa Queda (A Long Way Down)” - Nick Hornby

Véspera de ano novo. Alegrias, festas, promessas, esperança renovada. Nem para todos. Para alguns se resume em depressão e tristeza. Para alguns inclusive é nessa data que chegam ao extremo de se matar, sendo uma data que muitos propensos suicidas escolhem para acabar com a vida de uma vez por todas, como se fosse para dar um recado ou algo do tipo. 

Esse é o universo do novo livro do cultuado escritor inglês Nick Hornby (de “Alta Fidelidade”, “Como ser Legal”, “Um Grande Garoto”, etc.), lançado neste ano por aqui pela Rocco. “Uma Longa Queda (A Long Way Down)” é um livro um pouco diferente do autor de clássicos da literatura pop nos últimos tempos. Desta vez o universo principal trabalhado é o da depressão, seja ela por quais motivos estejam presentes na vida de cada um. 

Uma história em que há uma volta por cima, mas sempre de maneira não tão feliz e muito mais casual e real. Um livro bem pra baixo em alguns instantes, mas com a veia pop e o humor cínico que consagraram o autor. 

No livro narrado em primeira pessoa, conhecemos Martin Sharp um apresentador de programas diurnos de TV que depois de transar com uma menina de 15 anos e acabar preso (entre outras coisas), vê tudo ao seu lado desmoronar. Maureen é uma senhora de 51 anos que passou os últimos 19 cuidando do seu filho que leva uma sub-vida, praticamente vegetando. Jess é uma típica adolescente dos dias de hoje, com suas idéias de revolta sem causa, antenada com as novas mídias, mas extremamente carente e com algum trauma familiar. 

Enquanto esses três estranhos se reúnem em cima do Topper´s House, tradicional edifício escolhido por suicidas em Londres e travam pequenas discussões, surge JJ um americano, com pose de rockstar, mas que na verdade perdeu sua banda, a mulher que amava e agora entrega pizzas. Por mais surreal que possa parecer um entregador de pizzas nessa hora, é saboreando elas que de alguma forma os quatro fazem um pacto. 

Em determinadas passagens o livro é meio triste, principalmente quando mostra o lado do que a vida pode se tornar sendo monótona e chata ou quando demonstra a importância que coisas pequenas ganham no decorrer do dia, colaborando para toda essa tristeza e raiva de viver. Lógico que isso é pontuado e amenizado com os grandes diálogos e com doses enormes de sarcasmo entre os personagens. 

“Uma Longa Queda (A Long Way Down)” não é o melhor livro de Nick Hornby, mas com certeza vale o investimento e a leitura, sendo um passo a frente no universo de temas abordados e mostrando uma nova forma de trabalhar dentro da sua literatura. No mais, é bom ler para pensar um pouco sobre a vida que se está levando, nossas decisões e o caminho que estamos tomando. Além de dar boas risadas.



Nenhum comentário: