segunda-feira, 14 de agosto de 2006

"Eyes Open" - Snow Patrol

Já fazia um tempo que queria escrever aqui sobre o novo disco do Snow Patrol, o excelente “Eyes Open”, lançado este ano e que galgou os primeiros lugares da parada britânica. A questão a ser levantada é: “Eyes Open” é um grande disco de rock, em tudo aquilo que o estilo tem de mais importante como melodias, punch, distorção, arranjos ostensivos culminando em grandes canções. Um dos melhores do ano até agora. O Snow Patrol nunca foi uma banda de grande destaque, sendo mais lembrada pelo fato de que os integrantes (e amigos escoceses) do Belle and Sebastian faziam parte de seus álbuns. A história começou a mudar com “Final Straw” de 2004, que já atentava a uma vigoridade e solução britpop mais coesa para a banda, concepções essa que desafloram de maneira sublime no seu último lançamento. Gary Lightbody (Guitarras e vocais), Nathan Connoly (Guitarras e vocais), Paul Wilson (Baixo e vocais), Tom Simpson (Teclados) e Jonny Quin (Bateria) fizeram um álbum que cativa o ouvinte de imediato. O disco abre com “You´re Hall I Have”, poderosa, bateria marcando o ritmo, riffs de guitarra e um backing vocal sublime dão a tônica da canção, que vem seguida de “Hands Open” um rockão de bateria seca em primeiro plano, ditando o caminho das guitarras e do vocal de Lightbody. Perfeito. Só estas duas faixas já valeriam o disco. Mas ainda tem grandes baladas, com orquestrações, teclados e tudo mais que se tem direito como a bela “Chasing Cars”, em que a microfonia invade a sutileza em determinados momentos, “You Could Be Happy” e “Set The Fire To The Third Bar”, que lembra os grandes momentos do Delgados com o duelo vocal de tirar o folêgo entre Lightbody e Martha Wainright. Tem ainda o ótimo e cru rock de “Headlights on Dark Roads”, a melhor canção do U2 nos últimos tempos não feita por eles, que é “It´s Begining to Get to Me” e a oitentista "Shut Your Eyes”. O “senão” do disco fica por conta de não manter a unidade, algumas faixas se perdem um pouco na grandiosidade, o que não atrapalha o grande brilho do trabalho. Disquinho para se ouvir direto e repassar para todos os amigos que acham que Coldplay e Keane (assim como outras) são bandas acima da média. Baixe algumas músicas aqui: http://www.myspace.com/snowpatrol e confira. Vale muito a pena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse "Eyes Open" é fodaço mesmo - apesar de ainda não ter entrado para a lista dos discos que tenho que escutar quase todas as horas do dia atualmente, ihihih
E "Bazar Pamplona" é hilário. Escute "Gigante Mau" e depois me diga se não tenho razão, rsss.
Seguinte: Não existem ingressos e nem passaportes na Ná Figueredo e nem em nenhum lugar. Aviso tu e a Glayne quando começarem a ser vendidos tá? Não vá lá à toa. ;)
Beijinhos p ti menininho =*